sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Liberdade Seria Uma Premissa Humana?


Penso que a liberdade é um dos fatores que nos caracteriza verdadeiramente humanos, e como tal, podemos traçar nossas ações cotidianas, nossa práxis, determinando assim a vida real. Entretanto, a existência capital torna-se um grande entrave na trajetória da liberdade total.

Como ser livre ante as correntes que veladamente nos aprisionam à moral burguesa? Sem princípios éticos, seguimos na maiorias das vezes tentando ocupar o espaço que socialmente seria do nosso usufruto. Porém as premissas do capital delimitam o espaço social e o que fazer para ser na coletividade. Imprimem o egoísmo em cada ser na sua mais íntima individualidade.

Mesmo assim, ainda resta a esperança de que “muito já foi feito, mas vale o que será”. Na sociedade do ter, a práxis capital não inclui o ser como tal e sim aparências transfiguradas do consumismo desenfreado.

Se as transparências são translúcidas, que dirá da democracia, que permeia a vida cotidiana da classe explorada e ilusoriamente vive as fagulhas do ter capital e ignora parcialmente a cruel realidade da convivência social?

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós” e que a cor da ilusão finque sobre nossa determinação capital de ter escolas e saúde pública com atendimento padrão de qualidade, para fugir das aparências por ela determinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário