quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Sucesso do ENEM Implica em Qualidade da Escola Pública


Depois de alguns anos de intempestivas turbulências, denúncias para todos os gostos, puxada de tapete, o ENEM se afirma como alternativa de vestibular e muda a rotina e prática dos cursinhos profissionais que se alimentavam do “bizurado” fazer passar. Consolidado e com grande sucesso se firma no conceito de quem almeja ingressar nas Universidades Públicas Federais.

De certa forma, muitos que estudam nas escolas privadas também estiveram contrários, porém perceberam que o ENEM existe e não há outro caminho. Quando a classe média passa a valorizar determinada coisa, pode apostar no sucesso.

Também é notório que muitas pessoas se mostram de imediato contrárias à política social de “cotas” e é bom lembrar que somos favoráveis sim às cotas, porém, as cotas sociais. Somos conscientes da dívida que o Brasil tem para com a classe trabalhadora, daí apostar nesta política pública como compensação, mesmo que tardia.

Com o sucesso absoluto do ENEM / SISU e as formas de ingresso através das cotas, influencia diretamente o comportamento social e ampliam-se as buscas por escola secundaristas da rede pública. Isso contribui muito para a Qualidade da Escola Pública, pois os recém-chegados, conscientes dos seus direitos, obrigam aos gerentes públicos, maiores investimentos, qualificação dos professores e tempo para os planejamentos necessários.

Entretanto, ainda existe uma longa caminhada para a melhoria da escola fundamental, muito embora havendo alguns avanços inegáveis. A falta de estrutura física na maioria das escolas de ensino fundamental é gritante. Muitas delas desenvolvem projetos, que ao meu ver são fundamentais, porém não existem as condições favoráveis e os monitores perambulam com os alunos de um lado para outro dentro da escola, ampliando assim a falta de atenção e o desinteresse dos alunos.

A Grande maioria das administrações municipais para receber mais verbas, patrocinam uma promoção desenfreada e sem critérios para a qualificação da educação, catapultam alunos despreparados, muitos sem saber entender o que decodificam, chegam nas series/anos seguintes cambaleando com as asas partidas e para disfarçar sua realidade, aceleram a inquietude e quebram o encanto do aprender. Sem perspectivas de vida cumprem apenas a frequência do Bolsa Família na sala de aula.

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