quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Os “Rolezinhos” Suprem a Falta de Cultura e Lazer?


O modo de produção capitalista não tem preocupação com a grande maioria da população menos favorecida de suas benesses. A exploração capital imposta socialmente tem historicamente deixado de lado aqueles que não atingem o consumo exigido para o enriquecimento acelerado dos mandatários.

O Estado capitalista também não se divorciou da exploração capital e aplica cotidianamente maciços investimentos para o desenvolvimento daquilo que se pode capitar bens.

O Estado jurídico institucionalizado expulsa constantemente os moradores mais humildes para a desprovida periferia, sem as mínimas estruturas básicas necessárias para uma moradia digna. Agindo assim está atendendo aos apelos das empreiteiras e construtoras que investem em ricas e belas moradias.

Desta forma, aglomeram-se perifericamente pessoas das mais diversas identidades culturais, sem os laços e raízes de moradias, agora sem praças, sem escola de qualidade social, sem atendimento de saúde pública, sem espaços para o lazer etc & tal, vivem nas mais humilhantes formas de sociabilidade humana e ainda se cobra deste povo violentado, condições de civilidade.

Não advogo aqui a violência urbana e muito menos as arbitrariedades, todavia, quando se sufoca demais uma demanda reprimida é preciso consciência de que algo possa explodir e de certa forma emergir coisas novas, umas boas outras nem tanto. Cuidar das cidades não se restringe às áreas nobres dos bens nascidos. É preciso um olhar global, holístico e humano para as necessidades urgentes de todos.

Enquanto a juventude periférica estiver sem espaços públicos para o lazer, vão se encontrar nas praças consumistas, efetuar seu poder de mobilização e gritar para que os senhores gestores e sociedade entendam que a periferia existe além dos momentos eleitorais.

A livre manifestação foi consagrada na Constituição, portanto os “rolezinhos” nos Shoppings das cidades, são legítimos, porém seu alvoroço, causa na sociedade, um grande sentimento de insegurança e medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário