terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Será Que o Poder Está acima das Ideologias?


A construção das alianças políticas de permanência no poder pelo poder começam bem cedo e, em Sampa, parece-me que o prefeito Fernando Haddad – PT antecipou ainda mais para evitar uma possível sangria dentro mesmo do seu próprio partido. Pensando em fortalecer ainda mais sua base eleitoral de aliança, Haddad dispensa virtualmente o Secretário de Educação, Cesar Callegari – PSB, e convoca o deputado Federal Gabriel Chalita – PMDB para assumir a pasta pensando nas próximas eleições de 2016, quando pretende disputar reeleição e desta feita, com Chalita na vice.

Aqui de fora, quase não percebemos as articulações que, a priori, teria 2016 no tabuleiro aliancista de permanência do atual prefeito no comando geral da capital e contando com Chalita, uma força política de peso eleitoral.

Percebendo o contexto, que se anuncia, a ex-ministra da Cultural no primeiro governo Dilma, Marta Suplicy, vai à imprensa e relata que, por algumas vezes, acreditava ser a candidata do partido, mas que em nome da legenda apoiou, mesmo não concordando com as escolhas das candidaturas postas e agora parte com desejo de rever seu potencial eleitoral dentro do partido e lançar-se candidata à prefeitura de Sampa, destronando Haddad e isso contraria as pretensões do PT.

Pelo visto, Marta será a próxima a deixar a sigla e partir em busca de legenda para concorrer às eleições municipais de 2016 ou quem sabe, articular estrutura política fora do PT e disputar o governo estadual em 2018, fazendo dobradinha com a ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula, Marina Silva, ao Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário