segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cid Assume MEC e Conclama Sociedade Para Construir a Pátria Educadora


Na transmissão de cargo do Ministério da Educação – MEC entre o Ex-ministro Henrique Paim, que relatou sua trajetória durante os onze anos no FNDE/MEC, e o atual Ministro Cid Ferreira Gomes, que elogiando Paim, disse-lhe que sua gestão tinha sido discreta, porém que houve significativos resultados nos avanços da Educação brasileira, e “vou precisar de sua ajuda, suas orientações”.

Ao começar sua fala, Cid Gomes pede licença para fazer uma extensa saudação, afinal de contas, tem gente de muito longe. E ao nomear o governador Camilo Santana, foi muito aplaudido e continuou sua lista com os dois senadores ali presentes: Inácio Arruda e Pimentel, de todos os Deputados Federais cearenses, do Presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, “Veveu”, Prefeito de sua Cidade Natal – Sobral, Maurício Holanda, secretário de Educação do Ceara, e de repente demonstrou sua preocupação com o Ceará, que segundo ele, estava acéfalo (riso). E continuou sua nominata com Virgínia, presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE, e encerrou com Tanara, Presidente da Associação Nacional de Pós Graduados.

Parece-me que os irmãos, Ciro e Ivo Gomes, foram os únicos, não ali presentes, mas o Mauro Benevides Pai estava e não foi citado, assim como o deputado Sérgio Aguiar. Cid Brinca sobre a menção de seu curriculum, que segundo ele, faltaram duas candidaturas que disputou e não logrou êxito, que foi a presidência do grêmio de seu colégio. (riso)

Doutor Ricardo Machado, Procurador do Ceará...Meus Amigos, minhas amigas”, assim continuou Cid: “Brasil Pátria Educadora, esse é o Lema deste Segundo Governo da nossa Presidenta Dilma Rousseff, que o apresentou ontem, durante sua posse no Congresso Nacional, como disse também nossa Presidenta, a educação será a prioridade das prioridades”.

E continua sua fala, mencionando os doze anos dos Governos Lula e Dilma, relatando os êxitos e avanços de políticas sociais e segurança alimentar que garantiram a saída do Brasil do Mapa da fome e a promoção de milhões de Brasileiros com melhores condições de vida. Todavia, afirma o Ministro Cid, que agora é a hora de novos desafios e um deles será a inclusão pelo saber, já que o conhecimento e a educação é o caminho certeiro para o desenvolvimento humano.

Fala também que nosso povo fez do país um dos mais ricos do mundo, porém com tamanhas desigualdades sociais e, afirma que somente a Educação poderá superá a injustiça e opressão que inviabiliza sonhos de milhões de pessoas e conclama a participação da sociedade brasileira para a construção da “Pátria Educadora”.

Fonte: Transmissão do Cargo de Ministro da Educação – NBR 02/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário