quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Antagonismo Político e as Acomodações Parlamentar


       Em seu artigo intitulado Tasso Jereissati e o Antagonismo Político, publicado hoje no Jornal o Estado, o competente analista político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, relata o (re) surgimento do senhor Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB - CE) como força potencial na disputa eleitoral de 2014. Representante nato das oposições, e arquitetando palanque para a candidatura potencial a presidência de Aécio Neves (PSDB – MG). Não se pode negar a capilaridade eleitoral do senhor Tasso Jereissati, principalmente no interior cearense. Porém é bom lembrar o PSDB enquanto partido no Ceará, padece do “nanimismo” e pega carona governista nas ondas dos palácios da Abolição e do Bispo.

        Tarefa árdua para Luiz Pontes (PSDB) que não tem a habilidade política da co sanguinidade e está há muito sem mandato político, algo que o distancia mais ainda das pretensões partidárias mencionadas no artigo. Talvez exista em Tomas Figueredo (PSDB) uma tímida liderança na capital, mas fazer frente ao mandato do prefeito Roberto Cláudio (PSB), acho pouco provável. Contudo não se pode esquecer de resgatar os parlamentares PSDBistas comodistas que desfilam no parlamento local e estadual com a sofística oposicionística. Difícil mesmo será a árdua tarefa de trazer para o ninho dos tucanatos os atuais representantes da sigla, que se quer foram ao encontro...

        Vejo com preocupação a coligação PSDB com o PR dos senhores Roberto Pessoa e Lúcio Alcântara, uma vez que o PR tem laços políticos a nível nacional com o PT e no plano local, seus vereadores, tem posições meio favoráveis ao prefeito Roberto Cláudio, o que confundiria muito a cabeça do eleitorado.

        Também acredito em candidaturas alternativas de caráter esquerdista com sustância aglutinadora de votos, se não vejamos, os resultados das últimas eleições municipais, coisa que não se pode ignorar. Todavia devemos apostar e assistir ao debate no embate eleitoral.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela citação de meu artigo no Jornal O Estado. O seu renomado blog é um enorme orgulho para opinião pública. Forte abraço,meu querido amigo.

    ResponderExcluir