terça-feira, 17 de junho de 2014

O Povo Vai às Ruas Para Torcer e Protestar


Uma grande tristeza dominou meu ser que diante de tantas alegrias, percebeu a ação violenta dos mandatários do capital que não respeitam o direito de algumas livres manifestações. De um lado a alegria dos torcedores invadiu as ruas da cidade com perspectivas dos resultados entre a Seleção Brasileira verso a Seleção Mexicana.

Quem dera esta ludicidade contagiasse meu ser. Entretanto, a “força que destrói coisas belas” mexeu com minha sensibilidade humana ao acompanhar as livres manifestações reivindicatórias, ocupando também o espaço que deveria ser democrártico.

É bem verdade que os últimos são infinitamente menores em quantidade, mas com vitalidade revolucionária, e por isso mesmo, que deveriam ser tratados com respeito para honrar a memória das lutas que travamos por democracia num recente passado.

Parece-me que ainda existe, em um pequeno número de pessoas, os ranços do autoritarismo. Algo do tipo: “Ame-o ou deixe-o”. Eu que aprendi que o contraditório é parte integrante da relação dialógica, fico meio cabisbaixo com certas intolerâncias. Ponderar, seria então a saída para ampliar o campo das contradições dialéticas e construir cotidianamente uma ampla democracia sem os privilégios existentes na polis grega.

Não vamos aqui (re) construir os privilégios da Revolução Francesa. Seguir na íntegra os seus princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, seria então a base da transformação e o contraditório só fortalece as bases dialógicas no construir coletivamente os rumos da cidade, entretanto desta feita sem a tutela do Estado.

As manifestações Livres buscam barrar as remoções das comuidades periféricas, reduzir o abismo hierárquico existente na sociedade capitalista. Buscam Saúde e Segurança Pública Universal e sem privilégios e, por fim, uma Educação Pública de Qualidade Social e Isonômica para que numa próxima oportunidade lúdica, de grande concentração popular, as pessoas demonstrem sua civilidade respeitando seus governantes e o povo brasileiro como símbolo da Pátria.
 Crédito Foto: Internet, O Povo e Na Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário