sexta-feira, 7 de março de 2014

O Espelho Político Pré-Eleitoral


A recente pesquisa de opinião pública da Vox Populi divulga o cenário momentâneo e favorável ao Senador Eunício Oliveira (PMDB), para o Palácio da Abolição, e ao Empresário e ex Senador Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB), para a única vaga senatorial. Nada mais é que um espelho temporário pré-eleitoral e muitas coisas mudarão até outubro chegar. Até porque, não podemos falar em candidatos, mesmo sabendo que muitos já estão na batalha.

Eunício e Tasso são nomes que estão presente no imaginário popular do cenário político cearense e, portanto, estão desfilando com certo favoritismo. Todavia, a pesquisa traz a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), muito bem posicionada na disputa para o poder executivo. E como sabemos que mesmo sem apoio de seu partido e pontuando abaixo dos outros candidatos, tornou-se prefeita, então não devemos ignorar a capacidade aglutinadora de votos e o carisma que Luizianne possui.

É bem verdade que o cenário é totalmente diferente, pois envolve o voto interiorano e, sem a força do qual, será muito difícil alguém se eleger para gerenciar o Estado. Acredito que concorrer neste momento ao poder executivo não seja o propósito de Luizianne, e sim, sair candidata ao poder legislativo estadual para fortalecer suas bases e voltar à prefeitura de Fortaleza em 2016.

Não estou aqui, fazendo conjecturas sobre o animal político que alguns setores da imprensa tentam ignorar. Luizianne representa fortemente uma liderança política e tem cacife e fôlego para mais umas disputas vitoriosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário