quarta-feira, 5 de março de 2014

Nem Tudo é Carnaval nas Folias Mominas


Confesso que tenho muitas dificuldades em compreender como algumas prefeituras contratam, como atração de Carnaval, cantores e bandas que nada tem a ver com “Samba, Suor e Cerveja”. É bem verdade que o dinheiro destinado aos municípios, vem etiquetado no malote da cultura.

Será que as bandinha carnavalescas, remanescentes das cidades, não substituiriam os nomes de ricos cachês? Tá na hora de uma valorização real da cultura e não apenas os astros que estão cotidianamente nas ondas midiáticas.

Acredito que sairia bem mais barato, promover a cultura local e ignorar aquele dito popular de que “santo de casa não obra milagre”. Certamente, circularia bem mais dinheiro em cada local que assim procedesse, pois o dinheiro investido, ficaria entre seus moradores, sem falar que estariam resgatando as tradições dos velhos e saudosos carnavais.

Senhores gerentes, lembrem-se que vocês também patrocinam o que muitos convencionaram chamar de “carnaval fora de época”, que nada tem a ver com a folia momina e muito menos com a cultura cearense, uma vez que assumimos sem o menor constrangimento a cultura Baiana em detrimento do real forró, muito bem representado, por Waldonys & Cia Ltda.

Sem conhecer a cultura local, seremos presa fácil da anticultura, portanto, o município que não valoriza suas raízes, certamente não tem pretensões educacionais para com seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário