segunda-feira, 31 de março de 2014

Tática Eleitoral do PT X Estratégias do Governador Cid


A política de aliança existente entre o Partido dos Trabalhadores – PT e o governador cearense Cid Ferreira Gomes, atualmente na recém-lançada agremiação PROS, parece-me desgastada e sem razão de continuidade. Basta observar o comportamento do governador para perceber que o jogo é outro.

Enquanto o PT cearense se reúne no Encontro Estadual de Tática Eleitoral, o governador já vem estrategicamente, ignorando tal possibilidade, mesmo afirmando apoiamento à reeleição da Presidenta Dilma Rousseff.

Nem precisa de análise política sociológica aprofundada para compreender o jogo aplicado por Cid, sempre alegando ser cedo para tratar do assunto. E nos últimos dias, foi cogitado a possibilidade de Cid se afastar do Palácio da Abolição, cedendo espaço no tabuleiro político para seu mano Ciro se candidatar ao Senado Federal, como também o próprio Cid, sair candidato à Câmara Maior e ser um grande puxador de votos para sua agremiação.

A priori parece especulação, mas como diria minha sábia vó: caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém, é melhor tomar cuidado enquanto há tempo para não frustrar ainda mais a ala Petista que defende candidatura majoritária para o palácio da Abolição, que ficar a reboque de pessoas, como se não tivesse passado por uma longa e democrática luta de formação política e ideológica da estrela de Cinco Pontas.

Cid Gomes é por demais estratégico e fazendo uso de sua expertise,
conseguiu espaço no seio dos movimentos sociais através de alianças firmadas com os ditos representantes da esquerda. Com isso se apropriou das táticas da militância Petista e agora sabe muito bem como mudar as regras do jogo, mesmo nos últimos minutos da prorrogação.

Recentemente, Cid Gomes, almoçou com o Senador PMDBista e pretenso candidato ao governo do estado, Eunício Oliveira, e pelo visto das evasivas repostas de cada um deles, não foi tão indigesta a conversa, mesmo dentro dos padrões civilizatório ficou adiada uma possível unificação de palanque para a posteridade e depois de mexer com a paciência de muitos que esperam uma decisão governamental.

Esperar resposta do governador para uma unificação ou não de palanque Presidencial, nada mais é que um sofisma daqueles que pretendem continuar nas asas do Palácio Abolição e esquecer seus nomes de potenciais lutas e representantes da classe trabalhadora se firmarem como representantes do povo.

Só lembrando que o maior sonho de Ciro Gomes era ser presidente da República, mas como fala demais..., nega categoricamente que não será candidato ao senado, afirmando ainda que não se candidatá mais a nenhum cargo eletivo. Ele cedeu suas aspirações ao nobre e estratégico irmão que dentro da política local, pensa em lançar-se ao Planalto Central nas eleições de 2018. “Quem viver verá”!

domingo, 30 de março de 2014

De Peito Aberto!


Nana Queiroz, corajosa jornalista, que organizou o movimento “#EuNãoMereçoSerEstuprada” agora sofre ameaça de violência sexual pela grande hipocrisia machista desrespeitosa que pensa imperar suas práticas nocivas na sociedade.

Culpar os outros por ações irresponsáveis é muito fácil e fortalece o resultado da pesquisa do IPEA, demonstrando que na população brasileira existe uma significativa maioria de pessoas que além de não respeitar as individualidades de cada ser, investem em práticas violentas e anti humanas.

Em respeito ao ser humano e ao modo como as mulheres se vestem, devemos combater o falso moralismo fruto do conservadorismo reacionário e incentivar a liberdade como forma de vida.

Mulher Merece Mesmo é Amor e Respeito!
 Crédito Foto: Nana Queiroz - Arquivo Pessoal - Zero Hora

sábado, 29 de março de 2014

Ampliam-se as Mortes Acontecidas na Construção dos Estádios para a Copa de 2014


O período da Copa do Mundo de 2014 se aproxima e ampliam-se as mortes acidentais na construção de estádios que parecem não oferecer a segurança que o trabalhador necessita para executar com êxito suas funções.

Com a morte do jovem Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, neste sábado 29, já chega a oito o número de trabalhadores que em busca da sobrevivência perderam a vida em nome da Copa patrocinada pela imoral “Fifa”. Copa esta que os empresários prometeram investir maciçamente e quase nada fizeram, mas que esperam muito lucro com a exploração dos trabalhadores e voluntários brasileiros.

O padrão de qualidade “Fifa”, tão exigido pela famigerada federação, parece-me não existir na construção e montagem dos estádios em relação à segurança dos trabalhadores. Enquanto na Copa de 2010, ocorrida na África do Sul, aconteceram duas mortes, aqui no Brasil, somente no estádio do Corinthians que pouco ou quase nada está custando ao clube, já se foram três mortes, uma hoje e as duas outras em novembro do ano passado, sem contar com as quatro mortes acontecidas na chamada “arena” Amazônia e uma outra em Brasília, no Mané Garrincha, ocorrida em 2012.

Parece-me pouco a dita solidariedade do Joseph Blatter aos familiares do jovem Fábio Hamilton da Cruz se comparado ao lucro que está levando e o desgastes e desrespeito as leis existentes no Brasil.

  Crédito Foto:  Danilo Lavieri - UOL

terça-feira, 25 de março de 2014

Desilusões da Política Contemporânea


O mundo capitalista, pós queda do Muro de Berlim, passou por grandes transformações no quesito das administrações do gerenciar o capital. Isso criou grande perplexidade no seio daqueles que lutaram intensamente para transformar as relações hierárquicas da sociedade. Com a globalização das redes, entra em cena o Neoliberalismo como alternativa de sobrevivência capital. Entretanto, não respondeu às necessidades básicas e imediatas que a população mundial almejava e diante de tal frustração, ainda contamos com uma significativa parcela de erros cometidos pela “esquerda” que para manter uma certa governabilidade, juntou-se aos antigos inimigos, os oportunistas de plantão permanente, quando não satisfeitos tentam deturpar o fazer política na etimologia da palavra.

A Priori, este contexto de falência do capital internacional não justifica o desejo de uma pequena parcela em voltar aos dias de turbulências ideológicas. Contudo, existe uma pequena parcela da classe empresarial, bastante reacionária, que insatisfeita tenta ganhar espaço no campo democrático, mas contraditoriamente propagando as arbitrariedades e, o retorno às práticas antidemocráticas na práxis da política cotidiana.

As transformações históricas no processo social são por demais lentas onde os resultados são quase sempre a longo prazo e sem reais investimentos na Educação Pública e valorização dos professores, ficam ainda mais distantes dos acontecimentos, é bem verdade que, na Europa, as pessoas são bem melhores assistidas socialmente que nas periferias do capital, todavia, a crise financeira internacional está mudando muito a cultura dos povos desenvolvidos e nesta perspectiva de turbulência econômica, onde muitos tiveram seus rendimentos reduzidos, gerou no seio dos descontentes, grandes insatisfações tanto no aspecto das esquerdas quanto na direta tradicional que busca justificar suas agruras com práticas características do “nazifascismos”.

sábado, 22 de março de 2014

De Volta a 1º de Abril de 1964? Nunca Mais!


O desejo de voltar no tempo e vivenciar a “Marcha da Família Com Deus pela Liberdade”, de 19 de março de 1964, levou alguns “gatos pingados” do Recife a se reunir em praça e mais uns vinte e poucos de Belém que se reuniram protestando contra a corrupção no Brasil, mas postaram a nossa Bandeira Brasileira de cabeça para baixo. Isso vem mostrar que estas pessoas faltaram às aulas de história e portanto, não compreenderam o seu real papel no contexto social. Sem esquecer que cerca de 50 pessoas saíram de sua zona de conforto, em Fortaleza, pensando em conquistar espaço na mente da massa.

Segundo A Folha de São Paulo, cerca de 700 pessoas saíram da praça da República em direção à praça da Sé, em Sampa, refazendo o trajeto da Marcha que antecedeu ao golpe militar de Primeiro de Abril de 1964, quando os militares, com Castelo Branco, golpearam a Democracia brasileira, implantando uma Ditadura Militar no país. Os saudosistas de 64 ainda não entenderam o processo histórico na sociedade capitalista, ou tentam deturpar a Jovem Democracia Brasileira, mostrando para uma grande parcela da sociedade, desprovida das reais necessidades pública, que hoje se vive numa “baderna”, como é comum denominar os manifestantes que almejam melhores condições de vida e menos exploração de trabalho capital.

Estamos, sim, vivenciando uma terrível falta de segurança pública, é verdade, e talvez seja por isso que alguns retrógrados de plantão pensem usar novamente o povo em “nome de Deus” para barrar o que eles chamam de corrupção. Ora, “Cara Pálida”, a corrupção não acontece apenas no Brasil atual, mas é preciso propagar aos manifestantes da “Marcha da Família Com Deus pela Liberdade” que no período da Ditadura Militar também existiu desvio de dinheiro público, só que o povo não podia se manifestar, exatamente por falta de Liberdade.
 Crédito Foto: G1 PA, TV Liberal, Folha SP, Internet

quarta-feira, 19 de março de 2014

A Educação Pública Com Seus Permanentes Entraves


As facilidades de acesso à formação intelectual foram todas colocadas nos tabuleiros das oportunidades sociais e boa parte da população está usufruindo perfeitamente das benesses ofertadas. Todavia, existe uma significativa parcela da sociedade que ainda não compreendeu o que representa uma formação no contexto das explorações hierárquicas do capital e com isso fortalece, ainda mais, as alas do senso comum, contribuindo progressivamente para as desigualdades sociais, além de dificultar os trabalhos dos muitos profissionais envolvidos.

A realidade da escola pública de nível fundamental é por demais preocupante com a tal promoção automática, na maioria das vezes, os alunos sabem apenas decodificar e somar e, ainda assim, são catapultados para a série/ano seguinte e quando se apercebe da realidade, fica atordoado e incomodando os demais alunos e suas regularidades. Boa parte deles vão à escola por conta da merenda e da cobrança por parte da mãe que teme perder o bolsa família.

Muitos criticam a distribuição de incentivos sociais, mas não promovem a fixação de pessoas no mercado de trabalho, e ainda falam de forma genérica que o povo agora não mais quer trabalhar. Também pudera, eles querem pagar uma insignificativa quantia por exploração diária. Já está na hora da classe empresariada fazer sua parte no desenvolvimento social do Brasil. Chega de investimentos apenas nas campanhas eleitorais para tirar benefícios particulares.

Parece até que os órgãos governamentais não controlam as matrículas nas Universidades da rede pública, pois alguns alunos se encontram com mais de um curso gratuito e sem conseguir cursar com qualidade. Isso provoca uma queda na qualidade das instituições públicas de Ensino Universitário. Acredito que as oportunidades devem existir para atender um maior número de pessoas, e que tal investimento, seja retribuído com emprego de qualidade para a sociedade qualificada.

Por conta destas e de outras tantas questões e pelo os 10% do PIB investidos na Educação Pública, um terço da carga horária para planejamento dos professores; a CNTE, juntamente com os sindicatos regionalizados, promovem uma paralisação nacional, por eles chamada, de “greve geral” nas escolas públicas do País, nos dias 17, 18 e 19 de março.

domingo, 16 de março de 2014

Em Paris, as Mulheres Dão as Cartas e Jogam Sutiãs


Hoje em Paris, sutiãs foram jogados ao alto em um bravo ato contra o “câncer de mama”, e as guerreiras mulheres que promoveram tal ação, provam mais uma vez que são mesmo elas quem dão as cartas no jogo da vida coletiva no planeta da humanidade.

 Crédito Foto: BENOIT TESSIER/REUTERS




sábado, 15 de março de 2014

O PSOL Busca Ser Alternativa de Esquerda


O PSOL cearense investe na dialética, ampliando o campo da democracia rumo à campanha eleitoral de outubro, lançando neste sábado 15, mais um pre-candidato ao Palácio da Abolição. Trata-se do sindicalista e militante da área da diversidade sexual, Aílton Lopes, contando com o apoio do Vereador João Alfredo e do Advogado e pre-candidato à Presidência da República, Renato Roseno. É bom lembrar que já existe a pre-candidatura da militante Adelita Monteiro que concorrerá internamente à preferência da militância PSOLista ao poder executivo cearense.

Enquanto as ditas grandes agremiações políticas partidárias cearenses tentam a todo custo unificar candidaturas ao poder executivo, saindo aliados e subtraindo das agremiações envolvidas, o direto de se mostrar ideologicamente e promover a liberdade de escolha para a população, o PSOL disputa internamente suas forças e militâncias políticas para decolar ideológica e democraticamente no tabuleiro da campanha eleitoral de outubro.

No contexto nacional sai na frente a pre-candidatura do Senador Randolfe Rodrigues e da ex deputada Federal, Luciana Genro, presidente e vice respectivamente, e o desejo interno da tendência PSOLista, “Insurgência”, em lançar dialeticamente o nome de Renato Roseno como opção de esquerda no tapete vermelho da campanha eleitoral nacional.
 Crédito Foto: PSOL- Insurgência

O Embolado Meio de Campo do Apoiamento à Reeleição


O encontro entre o Senador Eunício Oliveira (PMDB) e o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PROS), estampa a coluna do jornalista Érico Firmo de “O Povo”: “Cid Gomes e Eunício hoje juntinhos… até que a próxima eleição os separe?”. E o novo encontro, no final da tarde desta sexta feira 14, entre o governador Cid com seu Aliado Petista, José Nobre Guimarães, no Palácio da Abolição, mostra a quantas andam as delicadas negociações da trincada, mas ainda não quebrada aliança de sustentação governamental do Planalto Central.

No Rio de Janeiro, permanece o embate conflitante entre os PMDBistas e Petistas, até então aliados, porém, com desejos partidários de lançar isoladamente seus candidatos. Entretanto, cada legenda “pisa em ovos” em relação a reeleição da Presidenta Dilma, pois o atual habitante dos Jardins das Laranjeiras, o governador Cabral Filho (PMDB), e seu vice-governador, popularmente conhecido como “Pezão”, se dizem apoiadores de Dilma, já o presidente estadual da sigla, Jorge Picciane, declara apoio à Aécio Neves (PSDB).

Qual ala agremiativa provoca maior rachadura na atual aliança? Quem cairá do cavalo nesta trajetória eleitoreira? São estas algumas indagações que faço diante do Tabuleiro Eleitoral de outubro, e como dizia minha sábia vó: “Quem for podre que se quebre”.

 Crédito Foto: O Povo - G1 - ALERJ

sábado, 8 de março de 2014

Parabéns, Mulheres, Pelo Seu Dia Internacional


Por muito mais que um simples Parabéns, Bombons e flores, as mulheres saíram, às ruas do Centro de Fortaleza, reivindicando respeito e diretos iguais na convivência social, pelo fim da violência contra a Mulher, fortalecendo assim, a Lei Maria da Penha. É bem verdade que existiu três força femininas mobilizando o Centro da Capital.

Na praça do Ferreira, estavam entidades femininas como Mulheres no Fisco e alguns partidos de “esquerda”; muito bem amparadas, num belo palco, com apoio dos órgãos municipais. Quando de repente, adentra à praça, mulheres de luta do PSOL e PSTU , seguidas pela Caminhada – 8 de março, Dia Internacional da Mulher, promovida pela CUT Ceará, aí a simultaneidade do som se fez incompreensiva.

Sem essa de definir as características dos movimentos, pois o mais importante agora, é que a Liberdade seja construída na lide cotidiana, onde o contraditório e o respeitado se façam presentes na construção da Nova Forma relacional. Assim, como propagou Simone de Beauvoir “querer-se livre é também querer os outros livres”. 

Crédito Foto:Alberto Sardiñas

 

sexta-feira, 7 de março de 2014

O Espelho Político Pré-Eleitoral


A recente pesquisa de opinião pública da Vox Populi divulga o cenário momentâneo e favorável ao Senador Eunício Oliveira (PMDB), para o Palácio da Abolição, e ao Empresário e ex Senador Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB), para a única vaga senatorial. Nada mais é que um espelho temporário pré-eleitoral e muitas coisas mudarão até outubro chegar. Até porque, não podemos falar em candidatos, mesmo sabendo que muitos já estão na batalha.

Eunício e Tasso são nomes que estão presente no imaginário popular do cenário político cearense e, portanto, estão desfilando com certo favoritismo. Todavia, a pesquisa traz a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), muito bem posicionada na disputa para o poder executivo. E como sabemos que mesmo sem apoio de seu partido e pontuando abaixo dos outros candidatos, tornou-se prefeita, então não devemos ignorar a capacidade aglutinadora de votos e o carisma que Luizianne possui.

É bem verdade que o cenário é totalmente diferente, pois envolve o voto interiorano e, sem a força do qual, será muito difícil alguém se eleger para gerenciar o Estado. Acredito que concorrer neste momento ao poder executivo não seja o propósito de Luizianne, e sim, sair candidata ao poder legislativo estadual para fortalecer suas bases e voltar à prefeitura de Fortaleza em 2016.

Não estou aqui, fazendo conjecturas sobre o animal político que alguns setores da imprensa tentam ignorar. Luizianne representa fortemente uma liderança política e tem cacife e fôlego para mais umas disputas vitoriosas.

quarta-feira, 5 de março de 2014

O Delicado Momento da Aliança PT x PMDB


O PT deve ficar atento aos acontecimentos políticos, se é mesmo que pretende continuar aliado ao PMDB, pois o Deputado Federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na última terça feira (04), acreditar que somente rompendo com o PT terá o respeito e reconhecimento da legenda.

Sem falar nas declarações e críticas do Senador Roberto Requião, se dizendo pretenso candidato a presidente da república, o tal blocão, formado na Câmara Federal para obstruir os interesses do Planalto. São motivos diretos de preocupação da Presidenta Dilma Rousseft, que busca sua reeleição.

Não acredito em rompimento imediato do fisiologismo PMDBista num momento em que o cenário político, se mostra favorável a vitória da Presidenta Dilma nas próximas eleições de outubro, no entanto, como dizia minha sábia vó: “cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém”.

Nem Tudo é Carnaval nas Folias Mominas


Confesso que tenho muitas dificuldades em compreender como algumas prefeituras contratam, como atração de Carnaval, cantores e bandas que nada tem a ver com “Samba, Suor e Cerveja”. É bem verdade que o dinheiro destinado aos municípios, vem etiquetado no malote da cultura.

Será que as bandinha carnavalescas, remanescentes das cidades, não substituiriam os nomes de ricos cachês? Tá na hora de uma valorização real da cultura e não apenas os astros que estão cotidianamente nas ondas midiáticas.

Acredito que sairia bem mais barato, promover a cultura local e ignorar aquele dito popular de que “santo de casa não obra milagre”. Certamente, circularia bem mais dinheiro em cada local que assim procedesse, pois o dinheiro investido, ficaria entre seus moradores, sem falar que estariam resgatando as tradições dos velhos e saudosos carnavais.

Senhores gerentes, lembrem-se que vocês também patrocinam o que muitos convencionaram chamar de “carnaval fora de época”, que nada tem a ver com a folia momina e muito menos com a cultura cearense, uma vez que assumimos sem o menor constrangimento a cultura Baiana em detrimento do real forró, muito bem representado, por Waldonys & Cia Ltda.

Sem conhecer a cultura local, seremos presa fácil da anticultura, portanto, o município que não valoriza suas raízes, certamente não tem pretensões educacionais para com seu povo.

segunda-feira, 3 de março de 2014

O Maracatu é Nosso


Dizem que em Fortaleza não mais existe Carnaval, ficando apenas com as folias do pré como harmonia da festa. Pode até ser verdadeira, tal afirmação, todavia, as praças da Cidade estão repletas de pessoas brincando e negando a não existência do Carnaval Fortalezense. No Mercado dos Pinhões, a folia aconteceu; na praça da Gentilândia, o Sanatório foi Geral e mesmo sem o apoio da prefeitura o polo largo Dona Mocinha ficou repleto de alegria.
Crédito Foto: Carri Costa
Ontem, a periferia fortalezense ocupou a avenida Domingos Olímpio para ver o Maracatu desfilar, e desfilou brilhantemente, provocando o deleite nos olhos e coração dos presentes, entoando suas loas, renovando em seu cortejo o reinado da Rainha.

 
Viva a negritude dos brincantes, Viva a cultura afro que resiste ao poderoso eurocentrismo do capital desprovido de cultura local. Viva Dragão do Mar, Viva Zumbi dos Palmares,Viva os maracatus: Vozes D' África, Nação Iracema, Az de Ouro, Viva Rei de Paus, Viva Pingo de Fortaleza e seu Maracatu Solar.

Crédito Foto: Ana Maria Sobrinha

Requião no Páreo Federal


Agora a coisa torna-se complicada no tabuleiro das pretensões políticas eleitorais para o Planalto Central, pois já não bastasse as pretensas candidaturas de Eduardo Campos/Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Randolfe Rodrigues (PSOL), surge agora a rebeldia PMDBista do Senador paranaense Roberto Requião que afirmou à revista, Caros Amigos, ser candidato a Presidente.

Diante desta realidade não será tão fácil para uma vitória em primeiro turno, como pretende o Partido dos Trabalhadores, todavia, se tudo continuar como está mesmo com índices de aprovação em pequena queda, a presidenta Dilma Rousseft (PT) será reeleita para mais um mandato de quatro anos.

Para tanto é fundamental o encaminhamento dos procedimentos e campanha, que aconteçam com moderação, pois qualquer deslize pode ser fatal numa possível aliança de segundo turno. Também acredito que se, em meados de maio, a situação não estiver tão favorável para a candidatura de reeleição Dilma, surgirá como alternativa de vitória o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como nome da disputa eleitoral.

domingo, 2 de março de 2014

Mariana Sasso


Hoje a tarde sem mais nem menos me percebi diante da TV, procurando conhecer a programação da televisão cearense e fiquei um certo tempo assistindo à beleza da apresentadora Mariana Sasso da TV Diário. Em ritmo de carnaval estava lá uma banda reproduzindo marchinhas e uma morena linda e fantasiada, sentadinha sem nada dizer. No meio de tanto vai e vem, Mariana convoca a beldade para sambar e a produção colocou mesmo foi uma marchinha para testar o rebolado da morena.

Com um carisma especial, a apresentadora atendia a telefonemas e falava com o humorista de nome “marmita”. Desfilava de um lado para o outro e mencionou que seu ponto não era ouvido pelos telespectadores para disfarçar com espontaneidade. De repente ao chamar uma participação direta de Aracati, Mariana nomeou uma repórter e apareceu o Alan.

Será que a produção do programa estava conectada na beleza e nas curvas feminina? Se assim for, tá perdoada, pois como diz a marchinha: “tudo é carnaval”; e apesar da apresentadora estar “verdinha”, tem muito jeito para a profissão. Sucesso Mariana, carisma e habilidade você tem.

sábado, 1 de março de 2014

“Carnaval Vermelho” do Rainha – MST


Aos sons de marchinhas de carnaval, o ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e atual representante mor da Frente Nacional de Luta de Campo e Cidade – FNL, José Rainha Júnior, promove o “Carnaval Vermelho”, numa mobilização que objetiva ocupar cem propriedades rurais pelo Brasil, começando pelo Oeste Paulista, onde ele afirma que existem cerca de três mil famílias, dividindo um único acampamento de terra.

A pretensão de Rainha é atingir o governo da Presidenta Dilma Rousseft (PT), afirmando “está na lona” e cobrar imediatas ações efetivas de assentamentos, pois a reforma agrária precisa sair do campo da inércia e avançar nas distribuições de terras.

Todavia, Rainha considera positivo o convênio, assinado na sexta feira, dia 21 de fevereiro, no Pontal do Paranapanema, pelos governos Estadual e Federal no sentido de arranjar terras para implementar a Reforma Agrária no Oeste Paulista.

Este Ano, Meu Império é Serrano!


Este ano, meu Império é Serrano. Aos 57 anos de história carnavalesca a agremiação desfilou, na madrugada deste sábado, com entusiasmo e harmonia, fazendo uma relação do homem com a água na Marquês de Sapucaí.

Com Beth Raposo dando o tom da bateria, suas alas festivas ocuparam os tabuleiros do Samba para homenagear a Mãe Natureza, relatando histórias e lendas a cerca das águas como fonte de vida. Evocando São Pedro e os Orixás no Grupo de Acesso rumo à elite do Carnaval do Rio.

Sem preconceito e com muita garra minha escola, Império Serrano, ocupou a Avenida Marquês de Sapucaí, marcando seu retorno ao brilhantismo de 1982, com o “Bum bum Praticubum Prugurundum”, pois “enfeitei meu coração de confete e serpentina, minha mente se fez menina, num mundo de recordação.”

 Crédito Foto: Alexandre Durão/G1