Na
expectativa de participar da Segunda Conferência Nacional da
Educação – CONAE 2014, quase nem dormi nas noites que antecederam
a viagem, pensando na forma do aprender e contribuir, mesmo que
timidamente, para a melhoria da educação nacional.
Primeiramente,
tivemos que enfrentar uma interminável fila para o credenciamento,
sendo esta apenas, a primeira das demais, no durante os 5 dias da
conferência. Afinal de contas, existiam ali, aproximadamente 3,6 mil
pessoas.
Depois
de algumas horas de mala em punho, chegamos ao Hotel Quality para
mais uma fila no check-in
e,
finalmente alojado, mas sem tempo para descansar, pois existia a
abertura oficial da conferência, na
qual fiz
presente.
No
segundo dia da CONAE, pela manhã, participamos da apresentação e
aprovamos o regimento, porém com breve interrupção para receber a
presidenta Dilma que se comprometeu com a melhoria da educação,
mesmo não sendo esta a prioridade nº 1 no momento. Assim esperamos
a valorização dos profissionais da educação e infraestrutura.
Acredito que a demora na leitura
e aprovação do
regimento tenha
prejudicado
a apresentação
do painel
que antecedia o horário do almoço. A partir dali aconteceram
os colóquios. O meu 1º foi sobre educação e trabalho, inclusão
social e participação cidadã; com grande processo de discussão
que atropelou o horário previsto. Comprometendo minha participação
no 2º colóquio da tarde sobre a emancipação, autonomia e
participação popular: desafios na construção da qualidade social
e democrática da educação; e não sobrou tempo para nenhuma
reunião setorial.
Dia
21 (3º dia), pela manhã, participei atentamente do colóquio e
discussões acerca da valorização dos profissionais da educação:
desafios e perspectivas, e no 2º colóquio da manhã, com poucos,
mas questionadores professores nos processos educativos e
tecnológicos da informação e comunicação. No período da tarde
aconteceu mais um colóquio sobre o papel da EAD na ampliação do
atendimento escolar: limites e possibilidades. Foi de tamanho
interesse que nem participei do último sobre educação básica e
superior e as tecnologias de informação e comunicação e os
conteúdos multimidiáticos, mesmo sendo este um tema que muito me
apetece. Já acabado o processo de aprendizagem nos colóquios, no
dia 22, foi a vez de iniciar verdadeiramente a CONAE e estive
atentamente aprovando minhas convicções no eixo 3, que
infelizmente, a mesa teve dificuldade de explicitar-se e gerou certo
descontentamento na maioria da plenária, que fazendo uso do bom
senso, ficou esclarecido. Mesmo com certo atraso, caminhamos até
12:30h para voltar às 14:00h, o que aconteceu, e encerramos os
trabalhos do eixo por volta das 16:55h ficando apenas dois artigos
para a plenária final. E ainda estive presente com mais nove pessoas
na sala 2b na mesa de interesse sobre Anísio Teixeira e 50 anos do
PNE, com o professor doutor João Lima Rocha.
E
no último dia 23/11 participei no auditório master do Centro
Internacional de Convenções do Brasil – CICB da plenária final,
que a meu ver, a mesa acelerou o processo tendo em vista o cansaço
de muitos delegados. Portanto, as
19 moções foram
aprovadas em bloco e a
leitura do manifesto: “A
Educação
tem que ser Compromisso
Prioritário”
assinado por várias entidades dentre elas CNTE, CUT,
UNE. Para citar apenas
três delas,
foi entregue
à
presidenta Dilma no dia de sua visita à Conferência.
Vencido
pela intensidade das atividades, restou-me a longa e festiva espera
no aeroporto de Brasília, o desejo de chegar em casa e a saudade da
hospitalidade da coordenação do fórum de educação e da delegação
do Ceará que mostrou sua habilidade na CONAE 2014, formatando em mim
um grande e valioso aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário