sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Meu Olhar e Vivência na CONAE 2014

Na expectativa de participar da Segunda Conferência Nacional da Educação – CONAE 2014, quase nem dormi nas noites que antecederam a viagem, pensando na forma do aprender e contribuir, mesmo que timidamente, para a melhoria da educação nacional.
Primeiramente, tivemos que enfrentar uma interminável fila para o credenciamento, sendo esta apenas, a primeira das demais, no durante os 5 dias da conferência. Afinal de contas, existiam ali, aproximadamente 3,6 mil pessoas.
Depois de algumas horas de mala em punho, chegamos ao Hotel Quality para mais uma fila no check-in e, finalmente alojado, mas sem tempo para descansar, pois existia a abertura oficial da conferência, na qual fiz presente.
No segundo dia da CONAE, pela manhã, participamos da apresentação e aprovamos o regimento, porém com breve interrupção para receber a presidenta Dilma que se comprometeu com a melhoria da educação, mesmo não sendo esta a prioridade nº 1 no momento. Assim esperamos a valorização dos profissionais da educação e infraestrutura. Acredito que a demora na leitura e aprovação do regimento tenha prejudicado a apresentação do painel que antecedia o horário do almoço. A partir dali aconteceram os colóquios. O meu 1º foi sobre educação e trabalho, inclusão social e participação cidadã; com grande processo de discussão que atropelou o horário previsto. Comprometendo minha participação no 2º colóquio da tarde sobre a emancipação, autonomia e participação popular: desafios na construção da qualidade social e democrática da educação; e não sobrou tempo para nenhuma reunião setorial.
Dia 21 (3º dia), pela manhã, participei atentamente do colóquio e discussões acerca da valorização dos profissionais da educação: desafios e perspectivas, e no 2º colóquio da manhã, com poucos, mas questionadores professores nos processos educativos e tecnológicos da informação e comunicação. No período da tarde aconteceu mais um colóquio sobre o papel da EAD na ampliação do atendimento escolar: limites e possibilidades. Foi de tamanho interesse que nem participei do último sobre educação básica e superior e as tecnologias de informação e comunicação e os conteúdos multimidiáticos, mesmo sendo este um tema que muito me apetece. Já acabado o processo de aprendizagem nos colóquios, no dia 22, foi a vez de iniciar verdadeiramente a CONAE e estive atentamente aprovando minhas convicções no eixo 3, que infelizmente, a mesa teve dificuldade de explicitar-se e gerou certo descontentamento na maioria da plenária, que fazendo uso do bom senso, ficou esclarecido. Mesmo com certo atraso, caminhamos até 12:30h para voltar às 14:00h, o que aconteceu, e encerramos os trabalhos do eixo por volta das 16:55h ficando apenas dois artigos para a plenária final. E ainda estive presente com mais nove pessoas na sala 2b na mesa de interesse sobre Anísio Teixeira e 50 anos do PNE, com o professor doutor João Lima Rocha.
E no último dia 23/11 participei no auditório master do Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB da plenária final, que a meu ver, a mesa acelerou o processo tendo em vista o cansaço de muitos delegados. Portanto, as 19 moções foram aprovadas em bloco e a leitura do manifesto: “A Educação tem que ser Compromisso Prioritário” assinado por várias entidades dentre elas CNTE, CUT, UNE. Para citar apenas três delas, foi entregue à presidenta Dilma no dia de sua visita à Conferência.
Vencido pela intensidade das atividades, restou-me a longa e festiva espera no aeroporto de Brasília, o desejo de chegar em casa e a saudade da hospitalidade da coordenação do fórum de educação e da delegação do Ceará que mostrou sua habilidade na CONAE 2014, formatando em mim um grande e valioso aprendizado. 

 


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