sábado, 13 de dezembro de 2014

A UECE em Greve e o Triste Adeus do Governador


Depois de oito longos anos de gestão do governador Cid Ferreira Gomes (Temporariamente PROS) sinto que alguns gargalos administrativos ficarão mesmo para o seu Sucessor Camilo Santana (PT) que logo no primeiro dia precisa sentar com as lideranças da Segurança Pública, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, que hoje agoniza por falta de diálogo com o governador e de Professores efetivos em seus quadros acadêmicos para o bem gerir a educação, mesmo assim, a mídia nacional fala que o senhor Cid Gomes poderá assumir o Ministério da Educação – MEC sem saber ao certo o que é ser professor e sentir na pele as agruras da sala de aula e a falta de condições estruturais e humanas no Ensinar e Aprender da vida Educacional cotidiana na Rede Pública.

Ensinar nada mais é que um ato revolucionário, transformador, cultural e social da massa e portanto, precisa ser bem remunerado para que os agentes promotores da Evolução Humana estejam em condições de Fazer valer suas ações na práxis educacional e social.

Muito me custa acreditar que a Universidade dos Trabalhadores, que sempre teve um papel primordial na formação dos estudantes e por isso desfila muito bem conceitualmente no tabuleiro da educação nacional, permaneça numa interminável greve por insensibilidade gerencial e causando enormes prejuízos aos jovens que ali estudam e anseiam um dia saírem habilitados e orgulhosos, assim como eu, que torço sempre pela Educação Pública e de Qualidade Social tanto no Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Senhor governador, Cid Ferreira Gomes, já é hora de cumprir suas promessas e fazer funcionar a Universidade Estadual do Ceará – UECE fazendo dela um celeiro de pesquisadores em busca de autonomia e progresso. Já quase na hora de dar adeus à gestão estadual se faça lembrar como governador que respeitou as regras do jogo dos trabalhadores e dos Professores desta ilibada instituição educacional, do contrário, tudo que se falar sobre Educação no Estado, soará como resultados parcialmente falaciosos.

Não aceito sofísticos argumentos de que o Ensino Superior é apenas responsabilidade do Governo Federal, pois aqui mesmo em Fortaleza, a Prefeitura manteve durante muitos anos o colégio Filgueiras Lima com Ensino Médio, que teoricamente, seria de responsabilidade do Estado.

Será que tais argumentos representam veladamente um desejo de privatizá-la? Quando se observa a falta de zelo nas estruturas da Universidade Estadual do Ceará – UECE vem de imediato na mente do pensar: quais interesses tal desleixo pode atender? O senhor que é tido como um fazedor de obras, não deixe no apagar das luzes, que a peteca caia. Homem, faça valer seu poder!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário