quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CONAE 2014, na Perspectiva de uma Educação de Qualidade Social


Brasília sediou, na semana passada de 19 a 23 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB um grande e efervescente processo de discussões educacionais com aproximadamente 3,6 mil pessoas representantes da sociedade entre delegados eleitos, convidados e conferencistas distribuídos nos sete Eixos Temáticos que compunham a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014 promovendo uma bela e merecida homenagem ao Saudoso Educador Paulo Freire e foi coordenada pelo bravo professor Francisco das Chagas Fernandes.

Profissionais da Educação, Estudantes das Instituições Públicas e Privadas, Pais e setores da sociedade organizada eleitos nas etapas Municipais e Estaduais de todo o Brasil, participaram durante cinco dias de Colóquios, Mesa de Interesses e nas Plenárias por Eixo e Plenária Final tendo como tema "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Garantindo assim as conquistas implementadas na CONAE 2010 e com um olhar atento na execução do Plano Nacional de Educação – PNE.

A Delegação do Estado do Ceará teve relevante participação em todos os aspectos da Conferência, na sociabilidade, marcando presença nos mais diversos campos e espaços do CICB e deixando boas recordações aos delegados dos demais Estados da Federação. É bem verdade que a Professora Francisca Sirone Alcência Freire teve importante participação na condução dos fóruns Municipais que tiveram início no mês de Fevereiro de 2013 e convergindo com a Conferência Estadual em Setembro do mesmo ano realizada no Centro de Eventos do Ceará.

No dia 31 de outubro, próximo passado, numa reunião do Fórum Estadual de Educação realizada no Conselho de Educação do Ceará, a Professora Coordenadora Sirone Freire passou a árdua função de Coordenar para um colegiado formado pela Professora Rita de Cássia Lima Alves na coordenação geral, Iêda Maria Maia Pires e José Délcio de Morais, coordenadores adjunto que mostraram competência e acessibilidade na condução do trajeto e permanência na CONAE 2014. Sem esquecer Mariana França, codinominando aqui, de “mãe de tod@s” pelo carinho e dedicação aos estudantes delegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário