terça-feira, 22 de janeiro de 2013

“O Rei Sol” da Carne Seca


        A democracia cearense tem suas peculiaridades e conveniências, pois assistimos cotidianamente ações dos “ditos” representantes do povo e parece-me que somente eles podem fazer uso da democracia, mesmo que representativa, deveria ser universal, sem contradizer sua etimologia.
        No início do governo “das mudanças” ninguém podia fazer críticas ao todo poderoso governador de plantão, que chegou a se utilizar de argumentos chulos e desrespeitosos para desqualificar tais críticas e pessoas que se aventurassem ao isolamento. O tempo passou mas as práticas anticríticas se fazem presentes nos atuais gestores de plantão. Algo que me faz imaginar a França dos séculos XVII e XVIII com o “Rei Sol”, se intitulando “O Estado sou eu”. Interessante, é que mesmo não sendo gestor, o senhor Ciro Ferreira Gomes disse textualmente que “Fortaleza era um puteiro a céu aberto” e, eu como cidadão fortalezense indignei-me silenciosamente, uma vez que minha voz não tem eco na democracia dos leviatãs*, onde as pessoas comuns buscam proteção e apoio dos governantes para sua sobrevivência.
        Muito preocupante e a meu ver, absurdo o argumento do senhor governador de plantão Cid Ferreira Gomes, homem educado e cauteloso com o uso das palavras, irritado, taxou de “garoto que deseja aparecer e fica criando caso” o procurador Gleydson Alexandre que questionou valor do cachê pago ao “show” da bela Ivete Sangalo.
        Menos absolutismo para aqueles que pedem paciência ao democrático povo cearense.


* O Leviatã é uma criatura mitológica, geralmente de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário