quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Brasil e a Busca do Desenvolvimento Social


       O Brasil ainda vive distante do desenvolvimento econômico, político e educacional, muito embora nos últimos anos tenha avançado em busca do ápice, entretanto os desafios continuam presentes nos tabuleiros governamentais. Para atingir seu ápice na economia e na política, é preciso grande investimento na educação, caso contrário estaremos distantes do real desenvolvimento. Facilmente acreditamos em algo sem que haja questionamento, e isto representa uma característica crucial de um país em desenvolvimento, pois a constatação do grande número de analfabetos, sinonima o atraso cultural, sem contar com o acréscimo de pessoas que sabem ler, mas não entendem o que leem. Todavia, existe uma grande desmotivação coletiva em investir no aspecto intelectual, pois as perspectivas vivem muito distante da qualificação imediata do povo.
        Parece-me que os incentivos econômicos aplicados diretamente aos estudantes não tem surtido efeito, pois a existência da promoção automática além de não exigir conhecimentos promove o avançar dos alunos para series/anos próximos, além de causar uma grande acomodação naqueles estudantes que tem gabarito e se destacam no fazer da sala de aula. Será esta a intenção das elites dominantes no caminhar da exploração? Em parte a sociedade tem significativa parcela de culpa, pois não sabe assimilar e aproveitar as “benesses” educacionais por pequenas que sejam, promovidas pelos governantes, que por sua vez sente-se realizado em ter feito o mínimo, mesmo sabendo dos reais aproveitamentos.
        Os investimentos necessários em livros e fardamentos reforça no senso comum o leque de diretos sociais conquistados, mas lhes falta o bom senso da conservação dos livros e do ambiente escolar, pois acredita na fé de que sempre virá o novo para substituir algo. Somente maciços investimentos numa educação de qualidade social e isonômica, valorização e formação contínua dos professores poderá conduzir o Brasil ao real desenvolvimento: econômico, político, cultural e das pessoas humanas, que vivem a incerteza de um amanhã próspero, fraterno, livre e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário