sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sem Esmerino, Gony Assume Liderança Política em Granja


          A zona norte do estado cearense perde uma grande liderança da antiga política. Granja se despede daquele que durante muitos anos, conviveu com seu povo e conquistou o respeito de tantos. O jeito coronel de ser, o seu assistencialismo, fez de Esmerino de Oliveira Arruda uma grande liderança política que durante muitos anos dominou politicamente Granja e adjacências.

           Numa conversa informal que tive com o senhor Esmerino Arruda, em sua casa de pedra, no meu Parazinho, final de 1984 sobre sua posição de apoiamento moral à votação no Congresso Nacional, para “eleger” - aqui é força de expressão – o Presidente da República, ele foi bastante incisivo, apesar de ser naquele momento do PDS, partido que apoiava Paulo Maluf. Disse que se lá estivesse, votaria em Tancredo de Almeida Neves, pois tinha sido seu primeiro ministro e o conhecia muito bem. Foi neste encontro, que fiquei sabendo muitas coisas da política e das ações de alguns conhecidos da região.

          Em 1986, Esmerino Arruda se candidatou ao Senado da República com o Número 154, obtendo 116.990 votos, representando 2,92% dos votos válidos, numa coligação que elegeu Tasso Ribeiro Jereissati 15, juntamente com Mauro Benevides 151, Cid Carvalho 152; eleitos senadores. Naquele momento eleitoral, o candidato Esmerino se apresentava com o seguinte slogam: “Mas vale acender uma vela que amaldiçoar a escuridão”. Apesar de ficar na quarta posição, ficou conhecido como o Senador do povo granjense.

            Seu filho, o atual deputado estadual Esmerino Oliveira Arruda Coelho Júnior, Gony Arruda (PSD), não detém todas a liderança que Esmerino pai assumiu nos grotões cearense, mas não deixa de ter suas habilidades políticas. Por ser amigo de Ricardo Teixeira (CBF), conseguiu que Fortaleza sediasse três Jogos da Copa das Confederações e conquistou os jogos da Copa do Mundo de 2014, sendo Secretário de Esportes do Estado. Agora o deputado Gony irá enfrentar um grande desafio, que será se reeleger sozinho, sem a ajuda do pai.

           Será que Gony assumirá como nova liderança política de Granja? Hoje seu primo, Romeu Aldigueri de Arruda Coelho, exerce uma forte liderança como atual prefeito da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário