terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Saúde Como Mote Eleitoral?


      Durante algum tempo o senhor Ciro Ferreira Gomes(PSB) atual secretário de Saúde do Estado, esteve “voluntariamente” assessorando a Secretaria de Segurança Pública e certamente encontrou muitos entraves pois não conseguiu minorar de imediato a aflição da comunidade cearense. Todavia no atual momento se diz ter as costas largas e promete acabar com a superlotação nos hospitais cearenses, além de acabar em 90 dias com o dito “piscinão” do HGF.

         Para quem tem vontade política e está no governo há quase 8 anos, somente agora dá um cheque em branco para que seu irmão, Ciro, promova um choque na saúde pública, é mesmo pra calar a boca de uma significativa parcela dos meios de comunicação social e dar o ponta pé inicial, ou seja, o mote da próxima campanha eleitoral, pois a segurança não mais renderá votos depois do “ronda” que não ficou no quarteirão.

          Desafogar os hospitais públicos não me parece uma tarefa difícil para quem diz ter as costas largas. Entretanto, existem apenas duas instituições hospitalares da rede pública com disponibilidade de acesso em Fortaleza, o Hospital Fernandes Távora e o Hospital Menino Jesus da Parangaba, sem contar com outras tantas possibilidades na rede privada.

       Implantar o “home care” na rede pública de saúde, parece-me algo revolucionário, mas é necessário um grande empenho e entusiasmo político para que as pessoas sejam atendidas prontamente em suas casas, tendo toda a assistência necessária do Estado e com grandes possibilidades de rápida recuperação, uma vez que não saia do convívio dos seus familiares.

         Os desafios estão postos, resta agora arregaçar as mangas e colocar em prática o prometido, sem esquecer da atenção básica de saúde pública e expandir rapidamente a rede de esgoto para toda a população das cidades e pagar dignamente os funcionários públicos, dando-lhes condições de vida e lazer, do contrário, todas as ações de emergências serão apenas paliativos falaciosos e cheirando a interesses eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário