domingo, 15 de setembro de 2013

O Corre-Corre em Busca de Favoráveis Ares nas Asas do Poder


         Enquanto se fala da possível saída dupla do vice-governador Domingos Filho (PMDB) em busca de enfraquecer a campanha futura do Senador Eunício Oliveira (PMDB), fortalecem as possibilidades de vitória antecipada do nome indicado pelo governador Cid Gomes (PSB) ao poder executivo do estado. É verdade que se Domingos sai do governo, sairá de sua atual legenda e pousará nas alas da agremiação PSDista do Kassab, uma sublegenda governista no Estado.

           Também é notório que na democracia Petista existem duas chapas favoráveis à manutenção da aliança hoje existente, e uma delas vitoriosa, diminuem as possíveis candidaturas não “governistas”. Isso caracteriza as articulações e estratégias do senhor Cid Ferreira Gomes no tabuleiro do comando político do estado, o que o coloca como um dos maiores líderes da “política” cearense.

         Mantendo as alianças, a disputa eleitoral será mais leve, o embate político fica “palatável”. Todavia se o contrário acontecer, o governador terá muitas cartas na manga para indicar mais de uma candidatura e ampliar seu poder, mesmo ficando sem mandato.

             Fracionando as condições na disputa eleitoral sob seu comando, Cid Gomes, estrategicamente fragiliza as candidaturas ditas de oposição, no campo das elites e, diminuem os espaços para(s) a(s) candidatura(s) no campo popular dos representantes dos sindicatos, das elites pensantes e das insatisfações contidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário