quarta-feira, 11 de setembro de 2013

As Eleições Já é Vem, e Muitos Estão Voando em Busca de Ninho


          As eleições de 2014 antecipadamente já dão seu ar da graça e, os atuais “representantes”, dito parlamentares, buscam oportunamente um bom colo para se afirmarem candidatos em 2014. Parece que tudo gira em torno de nomes dos atuais. E as ideologias, se afastaram dos tabuleiros enxadristas das representações sociais.

          Mudar de partido é uma prática constante do oportunismo mesquinho que abandona as questões republicanas por “projetos” pessoais para aparecer bem na foto, sem compromisso com o desenvolvimento social. Isso pode gerar uma revoada de parlamentares em busca de uma agremiação partidária que tenha uma robusta candidatura ao poder executivo local. E quase todos os pretensos candidatos ao executivo cearense estão de olho nas coligações do Planalto Central.

          O senador Eunício Oliveira (PMDB) busca sem muito alarde, promover sua candidatura ao governo cearense, mais ponderadamente não assume momentaneamente a candidatura. Os irmãos Ferreira Gomes impedidos de se candidatarem, buscam alternativas entre seus aliados, só que respeitando as normas ditadas pelo irmão governador. E de repente surgem múltiplos nomes para representar um acordo em torno do senhor governador Cid Ferreira Gomes (PSB).

         Mesmo estando coligado ao governador, existem desejos do PT em sair com candidatura própria, pois assim ampliaria suas bases eleitorais, entretanto isso não é consenso dentro da democracia petista. Já o PC do B, apesar de boa convivência com os gerentes, não tem cacife político para impor nomes ao tabuleiro das coligações.

      Falar em Heitor Férrer (PDT), como possível candidato ao poder executivo estadual, apesar de sua consistente oposição e densidade eleitoral na eleição de 2012, não existe apoio declarado por parte do comando central do partido. Mas não se pode esquecer que ele pode ser apoiado pelos representantes das indústrias cearense, pois é sabido que o senhor Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB), apesar de apoio direto dos industriais cearenses, não deseja disputar o poder executivo local, porém existem possibilidades remotas de uma candidatura ao Senado Federal, tudo isso dependendo dos acordos firmados com possíveis aliados.

         Correndo entre linhas paralelas e de caráter esquerdista, estarão os nomes do PSOL e PSTU como alternativa a uma parcela significativa de intelectuais, sindicalistas e as insatisfações postas. Todavia o PSOL não sacrificará seus nomes expoentes para o poder executivo local.

        Sem esquecer que toda “borbulhança” existente, está vinculada ao apoiamento direto da reeleição da Presidenta Dilma Rousseff (PT) que segundo as pesquisas de intenções, neste momento está na crista da onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário