segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Jogo de Cintura no Governar a Expertise Capitalista


         Já faz algum tempo que algumas coisas estão fora da ordem, da Ética, da Moral humana e porque não dizer, da ordem capitalista reacionária, que explora sempre aqueles construtores da riqueza para o lazer “vital” da elite conservadora. E sempre assistimos de camarote a ascensão dos que exploram a força de trabalho humano na sociedade do vil metal.

          Foi neste contexto que vimos de repente, o Partido dos trabalhadores chegar ao poder central nas asas da elite que quase sempre negou seus argumentos libertários, favoráveis aos trabalhadores brasileiros. É bem verdade, que promover “avanços” à classe trabalhadora rende alguns benefícios eleitorais para as pretensões particulares. Será que isto justifica o apoio?

         Aliado à elite, o PT surpreende parcela significativa daqueles que de longas datas acreditavam, que chegando ao poder o partido promovesse transformações necessárias no campo social. Não se pode esquecer dos avanços populares essenciais com a administração central do PT. Todavia, devemos reconhecer que para gerenciar o sistema capitalista é preciso seguir suas normas de exploração.

         De repente o presidente Luis Inácio Lula da Silva com seu carisma e habilidades políticas, passa a ser reconhecido internacionalmente e provoca uma reação imediata de ciumes administrativos nas elites que submissa aos padrões multinacionais, acreditavam ter o controle do poder central em mãos. A partir de então começa a “Via Crucis” do PT.

       Surgem as articulações contrárias até então enrustidas, diante do contexto e, o quarto poder se faz veemente e preciso na destruição do PT como condutor político do processo administrativo das mudanças sociais. As denúncias midiáticas surgiram com todo vapor, detonando não o carisma do presidente Lula, mas aqueles que lutaram bravamente contra a ditadura militar. Aqueles que festejaram “a volta do irmão do Henfil” e, estavam promovendo a ciumeira no seio reacionário capitalista brasileiro.

       Os coadjuvantes da ditadura militar tornam-se “atores políticos” na destruição imediata da credibilidade petista de governar. São postos na agenda do dia os requentadíssimos assuntos de compra de votos praticados desde a invasão política dos Portugueses ao Brasil até o governo do PSDB com Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula. O mensalão se faz presente à sociedade, será como o maior escândalo de corrupção no Brasil?

         Tantos erros já foram praticados contra a humanidade, e muitos foram esquecidos ou negligenciados diante dos interesses mandatários, entretanto não se perdoa as práticas não convencionais aplicadas pelo PT no Brasil. Parece até que todas as mazelas do capitalismo são culpa do partido. Isso não me parece muito racional. Podemos ter diferenças e divergências e colocar na agenda do dia o contraditório, é fortalecer a Jovem Democracia Brasileira.

        Após a decisão do STF sobre a Ação Penal 470 , os tais embargos infringentes, – direitos constitucionais de todos cidadãos –, percebemos que muito se trilhou no campo dos direitos cidadãos, mas pouco se conquistou no campo democrático dos direitos universais. Portanto o Governo Federal não pode em análise alguma anistiar a Rede Globo de suas sonegações fiscais, não por revanchismo, mas por compromissos e responsabilidades sociais. Do contrário, eu pergunto: Será que são efeitos da Opus Dei?

     Viver numa plena democracia é uma árdua tarefa para aqueles privilegiados do sistema hierárquico que não compreenderam ainda as lições Filosóficas de Voltaire: “Posso não concordar com uma só palavra que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário