quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os Equívocos que Comprometeram as Ideias de Marx


Numa breve analise da sociedade capitalista atual, pude perceber o grande equívoco cometido durante o processo histórico na busca de uma transformação social. As lutas travadas na perspectiva de alterar a lógica vigente do capital e promover uma transformação social, ficou pela metade, promovendo em poucas localidades uma acomodação, como se dava no estado do bem estar social. Entretanto o propósito era a promoção da sociedade comunista, mesmo ignorando sua transitoriedade, pois destruíram tais possibilidades. Como explicar um movimento libertário, defender uma causa, e de repente proibir o ir e vir, as crenças transcendentes necessárias a existência humana?
Acredito que as ideias de Marx ainda são atuais e essenciais numa sociedade que pertine a liberdade humana. Veja só uma delas: a extinção da propriedade privada dos meios de produção. Tais meios de produção são fruto da produção coletiva da humanidade e, portanto não pode pertencer a indivíduos particulares, mas à coletividade dos indivíduos sociais.
Para se chegar ao estágio desejado por Marx, é necessário compreender que o estado como instituição jurídica e econômica, não poderia deixar de existir em primeiro momento, todavia sua superação torna-se-ia fundamental. Esta concepção marxiana está muito próximo do que defendem os anarquistas, uma vez que o estado funciona como um aparelho repressor e, a sociedade almejada por Marx, propunha a liberdade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário