quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Universalização da EAD/UAB Construindo Sonhos


Participei hoje de mais um grande encontro sobre EAD – Educação à Distância/UAB – Universidade Aberta do Brasil no IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, e constatei os frutos colhidos em tão pouco tempo de atividades virtuais. No começo a equipe UAB/IFCE enfrentava tamanhas dificuldades para implantar este revolucionário sistema educacional por aqui e, a perseverança da equipe no comando da Dra Cassandra Ribeiro Joye, foi determinante para hoje vivenciar e colher os frutos da vitória, mesmo que parcial, mas fundamental na propagação e universalização do ensino a distância, oferecendo oportunidades e construindo sonhos para uma parcela da sociedade que antes não contava com tamanho apoio nem tempo determinado para voltar as salas de aulas tradicionais. Com o advento da UAB/IFCE foi oportunizado aos jovens e adultos que não dispunham de condições materiais para dar continuidade aos desejos de ampliar seus conhecimentos e conquistas. Podemos comprovar através de depoimentos de muitos tutores presenciais, a revolução acontecendo no seio da UAB e, nos mais longínquos locais do nosso belo e amado Ceará. Já temos ex-alunos uabistas exercendo funções importantes nas empresas privadas, como também aprovados em concursos públicos exercendo atividades que até então faziam parte apenas de uma quimera.
Lógico, que a determinação e ousadia da equipe Uabista enfrentou dificuldades múltiplas, meio que sem “espaço físico”, compartilhou experiências entre a educação dita tradicional e a virtualidade revolucionária que de primeira mão, acreditamos, mesmo contrariando ideias de que não poderia acontecer uma educação de qualidade na modalidade semi-presencial. Todavia, alguns municípios cearenses compraram esta rica ideia e contribuíram com a formação e qualificação de seus munícipes, ampliando assim o desenvolvimento local e contribuindo para minimizar o preconceito à EAD, que neste momento já podemos afirmar categoricamente a“baixa qualidade” deu lugar a importância conceitual e, de igual qualidade aos mais qualificados cursos presenciais. Verificando o último Censo da Educação Superior realizado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, percebemos que o número de alunos matriculados nos cursos de graduação a distância já atingiu o percentual de 14,6 % com tendência a crescimento e, isso representa a credibilidade da sociedade nesta modalidade de ensino. Sem esquecer a grande quantidade de brasileiros que fazem cursos a distância nos Estados Unidos, escolhendo a excelência online da Universidade de Harvard e, gratuito.

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