segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os Acordos de Interesses Privados da Política


Quando criança, sem nada entender de política, já observava meu pai falar que tal candidato, teria sido indicação de um determinado “chefão” da política local. Fui crescendo e percebendo que a política é parte integrante do cidadão. Também compreendi que tais indicações faladas pelo meu pai, continuavam, mas daí, já entendia que vivíamos numa ditadura militar e não podia me opor.

Veio a Anistia política, e o Congresso Nacional derrotou a Emenda Dante de Oliveira, a eleição continua indireta, porém, surge nos ares da liberdade o raiar do novo dia. Cai o “Muro de Berlim”, reunificam-se as Alemanhas, Gorbachev decreta a Perestroika e a Glasnost. E de repente o mundo político ficou atônito, Fukuyama fala em o fim da História.

A democracia mostra a cara e alegra muita gente, todavia, continuo perplexo diante das ações comportamentais dos atuais dirigentes políticos e agremiações partidárias. Acompanhando as últimas eleições percebo que muito se caminhou rumo à democracia, mas ainda continua as indicações tiradas do bolso dos “xerifes” e impostas à sociedade votante. Os acordos são em sua grande maioria, a portas fechadas e de interesses privados. A política que deveria ser do povo, fica restrita às minorias mandatárias.

2014 já vem chegando e com ele as eleições de cartas marcadas? No contexto geral temos o oportunismo determinando as indicações, pleiteando cargos e impondo nomes. No Rio de Janeiro, o atual governador, mesmo sem prestígio diante da população, impõe o nome do seu Vice-Governador: Luiz Fernando de Souza Pezão quando o pre candidato do PT, atual Senador Lindbergh Farias, desfila nas cristas das ondas da aprovação popular. Aqui no Ceará, existem muitas especulações e pretensões de nomes para ocupar o palácio do governo.

O Senador Eunício Oliveira propaga seu nome nos grotões cearense, o PT se diz aliado do governador Cid Gomes e acata o nome palaciano, mas existem em seu seio uma rebeldia dizendo que o Partido terá candidatura própria. Muitas águas ainda vão rolar debaixo das pretensões locais e o pior é constatar “que apesar de termos feito, tudo que fizemos , ainda somos os mesmos, e vivemos como nossos pais...*”

* Como Nossos Pais - Belchior


Nenhum comentário:

Postar um comentário