quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestações Priorizam Ações do Congresso Nacional?


            Diante dos acontecimentos recentes, enquanto a bola rola nos quatro cantos dos estádios e muitos vibram com os jogos da Copa das Confederações da 'FIFA', a garotada vai aos quatro cantos do Brasil, mudando o jogo da histórica política e exigindo alterações comportamentais dos senhores congressistas, que apressadamente, respondem aprovando medidas que há muito se encontravam nas estantes do congresso. Tudo isso em caráter de urgência e emergência nos tabuleiros das ilusões.

               Onde já se viu, fora das empolgações da paixão juvenil, alguém agir de forma racional cortando sua própria carne? Isso também faz parte do folclore de alguns que se intitulam políticos no Brasil. De repente caiu a PEC 37 que limitava o poder investigativo do Ministério Público e muitos que se posicionavam favoráveis a tal PEC, deslizaram nas ondas do oportunismo tentando ampliar seu ibope com as manifestações das ruas. Aprovaram os 75% dos Royalties do petróleo com 50% do fundo de reserva da camada do Pré-sal para a Educação e mais 25% dos Royalties do petróleo para a Saúde como forma de calar 'a voz rouca das ruas'.

               E de repente o Congresso Nacional se apresenta muito simpático as reivindicações do povo e interrompe férias. Boa medida, mas não basta. Torna-se necessário a determinação de que os percentuais dos royalties destinados a Educação e a Saúde sejam aplicados nas referidas instituições públicas. Que não seja apenas melhorada as estruturas físicas e arquitetônicas das escolas, todavia que se invista maciçamente na carreira e salários dos professores, para que aconteça a revolução da Educação, tão propalada pela classe política em tempos de eleições.

                A violência segue as manifestações que ocupam as ruas do Brasil e alguns patrões representantes da 'velha mídia', mudam sua grade de programação para transcrever a 'depredação' do patrimônio público, entretanto, tais patrões detentores do poder midiático se negam a esclarecer a real depredação dos bens da nação e seus depredadores. O vandalismo oficial. Quem sabe agora, o Congresso Nacional aprova a lei que regulamenta as mídias no Brasil!

             Que a reforma política seja realmente efetivada para o fortalecimento da democracia, e que se acabe de uma vez por toda com os fantasmagóricos financiamentos privados das campanhas eleitorais, onde boa parcela de candidatos e 'partidos' recebem dos empresários gordas fatias de financiamento, tornando assim, tais candidatos ou partidos reféns da estrutura do capital em detrimento do social que continua ao Deus dará.

       Senhores congressistas, eu particularmente não engoli suas veemências engabelatórias. Se estão sinceramente embutidos de bons propósitos, por que não votar o Plano Nacional de Educação – PNE que 'mofa' nas cômodas gavetas do Senado desde o início de 2011?

Nenhum comentário:

Postar um comentário