segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Hora, é Agora...


        Já é hora da união daqueles que defendem a classe trabalhadora, fortalecer a democracia e ignorar a tal governabilidade reacionária direitista, que sempre esteve distante das reivindicações populares e agora pousa de companheiros com o governo central. Existe um dito popular que traduz muito bem meu sentimento: “diz-me com quem andas, que te direi quem és”.

          As manifestações que ora invadem as ruas, assim como o comercial da “Fiat”, demonstram um caráter democrático e espontâneos, contudo “peca” por não aceitar a militância partidária ideológica. Sabemos que na Grécia Antiga, berço da civilização Ocidental, a democracia era escravista, e acredito que na sociedade capitalista jamais viveremos numa pura “autonomia cidadã”, pois ainda demandará muitos séculos para chegar ao “Anarquismo” como sistema social, onde as pessoas seriam realmente autônomas, tomando decisões coletivas e não dependeriam de partidos políticos.

           Nos anos 80 saímos às ruas com a bandeira da liberdade pela anistia, pela meia no cinema, pelas “Diretas já, já” e sem medo, sem Maluf e sem Tancredo. Participamos da primeira greve geral do Brasil e transformamos nossa Fortaleza desposada quase que numa “comuna” com a eleição da Prefeita Maria Luíza Fontenele. “Lula lá, quero ver chegar” etc. & tal.

      O tempo passou e o poder do capital provocou no Partido dos Trabalhadores uma certa inércia. Associou-se às elites dominantes para representar o vil metal e esqueceu as lutas populares para gerenciar o capital. Entretanto cedeu espaços importantes para velhos inimigos que hoje entravam o desenvolvimento social, buscando seu fortalecimento fisiológico para derrubar o PT do poder. A hora é agora do PT rever sua ideologia e chamar pra si as ideologias populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário