segunda-feira, 1 de julho de 2013

Parabéns Brasil. Reforma Política, Já!


           Parabéns ao Fred, Felipão e a seleção brasileira pela conquista da Copa das Confederações da FIFA. Mas de parabéns mesmo está o povo brasileiro que se mostrou positivamente ao mundo através da Copa das manifestações nômades da Juventude, que 'transformou as ruas na maior arquibancada do país'.

          Enquanto de um lado a brasilidade se fazia presente de verde e amarelo vivenciando as arbitrariedades da FIFA, os desrespeito aos moradores da cidade. Do lado de fora, dos ricos e prováveis elefantes brancos, construídos com o dinheiro público, os jovens buscavam respostas imediatas dos gerentes da República.

          De repente tudo parece complexo. Não entendido. E até mesmo os 'ditos' representantes do povo, assistindo de camarote, regaçam as mangas e aprovam propostas que já estavam nas cômodas gavetas do Congresso desde 2011. Cito aqui a lei que criminaliza a corrupção como crime hediondo, enviada no início de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff. Como também o Plano Nacional de Educação – PNE, este último ainda não votado. Será que tais congressistas desejam engabelar mais uma vez as múltiplas reivindicações populares?

           Por uma reforma política, já e urgente! A necessária reforma política para o momento precisa trazer claramente em suas premissas o financiamento Público de campanhas eleitorais. Eleições diretas para todos os gestores, inclusive para o STF. A proibição de uma vez por todas que famílias façam dos mandatos populares, seus empregos. Onde já se viu ter um vice-governador, uma prefeita e um deputado da mesma família sendo então, pai mãe e filho? Que os mandatos legislativos não ultrapassem a segunda legislatura e não podendo exercer secretarias executivas sem perda de mandato e por fim, a efetivação da coincidência de datas para as eleições.

          Pela renovação dos partidos envelhecidos, e que fique claro, não estou defendendo novas siglas alegóricas partidárias, mas efetivamente, uma postura democrática e clareza ideológica nos programas partidários para que tenhamos partidos representantes do povo, pondo fim aos interesses fisiológicos momentâneos e às tais 'siglas' de aluguel.

         Pelo fortalecimento da Jovem democracia e a propagação efetiva e proativa de conselhos populares decidindo paralelamente aos três poderes hoje estabelecidos. Os movimentos impuseram tais agendas, agora é a vez dos poderem estabelecidos mostrarem suas habilidades e construírem alternativas de caminhos para responder as pautas reivindicatórias da sociedade. Urgentemente: Segurança, Saúde para todos e Educação Pública de Qualidade Social e Isonômica.

          Adelante juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário