Os
pressupostos de história de Marx, neste livro são baseados em uma
visão materialista do desenvolvimento histórico.
O
livro “A Ideologia Alemã” critica as posições dos filósofos
neo-hegelianos que tendem a uma interpretação dos fatos históricos
através de representações abstratas formuladas segundo princípios
racionais e não na observação empírica dos fatos.
Os
principais representantes do pensamento alemão criticados por Marx
são Feuerbach, no aspecto religioso, Bruno Bauer, no aspecto
político e Stiner no aspecto social.
A
oposição entre a concepção materialista e a idealista é o ponto
de partida para a crítica do sistema hegeliano. Marx critica
violentamente a ideologia hegeliana e suas formas de representação
da realidade.
A
teoria marxiana procura explicar o desenvolvimento dos fatos
históricos a partir da satisfação das necessidades materiais
básicas dos homens, os meios da vida, que são necessários a
sobrevivência do indivíduo.
As fases do desenvolvimento da divisão social do trabalho
representam outras formas diferentes de propriedade. A primeira forma
de propriedade é a tribal, a segunda forma é a comunal, a terceira
forma é a feudal.
Os
três pontos básicos que Marx defende em relação à explicação
da história são os seguintes: os homens devem estar em condições
de viver para poder fazer a história, ao atingir esta situação
surgem novas necessidades e ao mesmo tempo vão surgindo novos
indivíduos, novas famílias e novas necessidades.
Sobre
a produção da consciência, Marx interpreta que toda concepção
histórica ou tem omitido esta base real da história, ou tem
considerado como algo secundário.
Na
realidade, para o materialista prático trata-se de revolucionar o
mundo existente, de atacar e transformar o estado de coisas que
encontrou.
O
comunismo distingue-se de todos os movimentos anteriores pelo fato de
que subverte os fundamentos de todas as relações de produção e de
intercâmbio anteriores e de que aborda pela primeira vez todos os
pressupostos naturais como criação dos homens que nos precederam.
A
luta de classes é o motor que impulsiona a história em direção a
um sistema social mais justo e humano.
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