segunda-feira, 15 de abril de 2013

Reduzir para 16, ou 8 anos de Idade? Resolve?


         Existe uma campanha na mídia que propaga veementemente a redução da maioridade penal para 16 anos. Isso posto como forma de acabar ou minimizar a violência no Brasil. É bem sabido que nossa realidade hoje se mostra com crianças, adolescentes de 14 e 15 anos em casas de detenções que não fazem sua parte, funcionando apenas como depósito de infratores. E aí fico pensando, como iremos resolver mais um entrave depois desta redução efetivada? Por que reduzir para 16 anos quando já vivenciamos um significativo grupo de crianças /adolescentes presas com idade inferior a que estão propondo?
       Sabemos que em países como a França a maioridade penal é de 13 anos, os Estados Unidos determina a partir de 8 anos dependendo de alguns Estados. Mas será que sabemos como funciona o sistema penitenciário brasileiro? Do jeito que andam as coisas, em pouco espaço de tempo as mesmas pessoas que hoje apoiam a redução da maioridade penal vão estar nas ruas chorando a violência e exigindo mais uma vez a tal redução, que momentaneamente, quem se habilita a dizer para quantos anos?
       As crianças já nascem sabendo as engrenagens da tecnologia e, o poder público não tomou conhecimento de que a realidade é implacável, portanto, se faz necessário e urgente uma tomada de decisão no sentido de efetuar políticas públicas que atenda as necessidades imediatas das pessoas menos favorecidas, para que não sejam utilizadas por “foras” da lei que infelizmente, o estado de direito, não teve a capacidade de eliminá-los
   Estado enquanto esfera pública, cumpra seu dever, assuma responsabilidades pois eu cumpro rigorosamente minhas obrigações cidadã pagando meus caros e obrigatórios impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário