terça-feira, 13 de maio de 2014

Falta Pouco Para o PNE Entrar em Campo


Depois de três anos e meio e muitos “vai e vem” entre a Câmara e o Senado Federal, é votado, no último dia 6 de maio, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação PNE - PL 8035/10, e deverá ser votado até quarta feira, 14 de maio, e depois seguir para a sanção da Presidente Dilma Rousseff.

O Plano traz consigo o estímulo às escolas para que melhorem seu desempenho no IDEB, indicador criado em 2007 pelo INEP, vinculado ao MEC com a finalidade de aferir a aprovação escolar como também as notas dos alunos em provas padronizadas de Português e Matemática.

Com metas e diretrizes voltadas para o ensino brasileiro nos próximos dez anos e no final deste período o Brasil estará investindo os 10% do PIB em Educação Pública, todavia o que se torna preocupante, ao meu ver, são os maciços investimentos em creches conveniadas, educação especial, Pronatec, ProUni, Fies e o Ciência sem Fronteiras, que certamente reduzirá em muito os investimentos reais na escola pública.

Quando se fala em investimentos na Educação Pública, não deveria acontecer investimentos na iniciativa privada educacional de nível superior e nem mesmo o sistema “S”, uma vez que tais instituições já trazem consigo grandes incentivos fiscais pagos pelo trabalhador brasileiro através dos suados e caros impostos.

Contudo, é preciso validar no projeto a iniciativa de avaliação e fiscalização por parte do MEC, pelas comissões de Educação da Câmara e Senado, Conselho Nacional de Educação e Fórum Nacional de Educação, a cada dois anos, para acompanhamento e implantação das metas, e com quatro anos de vigência do Plano, serão reavaliados os gastos e, se necessário, podendo ser ampliados com intuito de atender as demandas.

Não ficou claro para mim, qual serão as sanções aplicadas aos gerentes municipais quando for constatado a não implantação das metas na Educação de determinado município. Porém, esperamos muita transparência nas informações referentes à aplicabilidade das metas e diretrizes.

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