sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Platão: Essência e Aparência – Doxa e Episteme


       Principal discípulo e continuador da obra socrática Platão realizou a primeira grande sistematização da filosofia, abrangendo todos os temas discutidos até a sua época.
         Desiludido com a política, da qual seu mestre foi a grande vítima, Platão afasta-se do ideal político de sua juventude, dedicando-se totalmente a filosofia e fundou uma escola que denominou Academia, onde desenvolveu seus estudos.
       Platão acreditava que a verdadeira filosofia busca a essência e que o homem só conhece as aparências, por meio dos sentidos. Apegados as aparências que lhes são trazidas pelas sensações, os homens contentam-se com a opinião (doxa), quando o conhecimento verdadeiro encontra-se na ciência (episteme).
          É possível conhecer essas essências que estão para além do nível da opinião? Sim, é possível conhecer estas essências, as quais ele chama de “eidos”, ideia, forma. O mundo sensível é caracterizado pela pluralidade e pelas mudanças. Existe, no entanto, um mundo inteligível que atende o mundo sensível e no qual estão as ideias; este é o mundo real.
        O conhecimento será sempre uma reminiscência, uma lembrança do mundo das ideias. A “alma” está presa no corpo e é o contato entre o sensível e o devir que lhe faz recordar.
        “Os males não cessarão para os homens antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário