sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Em Busca do Senso Crítico?!


         Como combater a prostituição, as drogas, se os políticos na sua grande maioria não dão exemplos? Muito triste conviver com a violência existente na sociedade das desconfianças. Hoje parei para refletir sobre a falta de ética da sociedade, digo, da sociedade, pois é ela quem elege os maus políticos e contribui de certa forma para o retrocesso democrático na sociedade Brasil.
             Seria bom demais se os discursos efetuados pelos “caras pálidas” da política nacional, tivessem o mínimo de verdade e ética na sua essência e aplicabilidade. O mal caratismo praticamente generalizado permeia as relações sociais, onde sempre vale mais quem domina o capital, em detrimento da solidariedade, do respeito, da fraternidade. Valores esses tão em desusos na contemporaneidade.
        Uma sociedade que não investe maciçamente em Educação de Qualidade Social e Isonômica, dificilmente terá pessoas capazes de ousar a pensar, questionar e cobrar direitos básicos constitucionais. Isso fortalece a cada momento o poder de dominação e exploração do capitalista sobre a força de produção do trabalhador, que quase tudo produz, mas não tem a consciência transformadora, portanto não produz a sua própria consciência e vive “acorrentado” às benesses patronais como forma de convivência privilegiada nas falácias virtuais que controla a dor e a alegria de quem produz.
         “Pai, afasta de mim esse cálice, pai,” para que eu conscientemente possa caminhar e, construir socialmente o que pertine a coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário