sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pela Ética na Política e na Sociedade!

        As manifestações populares existentes nas redes sociais são de uma criatividade genial para o fortalecimento da jovem democracia brasileira, muito embora de forma representativa, onde pessoas delegam poderes aos “ditos” representantes do povo. Vale muito investir neste processo. Cito aqui a importante lei da “Ficha Limpa”.
        É claro que os escândalos frequentes causam constrangimentos e um certo desconforto à sociedade como um todo. Entretanto o descrédito nos pseudos parlamentares, põe em cheque a educação de uma parcela de pessoas que ainda por desconhecimento ou por pequenas benesses, favorecem outras tantas, destituídas de ética e moral, colocando-as no poder representativo e desnudando os anseios de mudanças sociais almejado pela grande maioria da população.
        É comum ouvir repetidas, ingênuas e roucas vozes dizer que todos são iguais numa generalização total e absoluta, mas o grande Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra, portanto, faz-se necessário alterar esta lógica e reivindicar direitos republicanos de cidadãos numa caminhada em direção ao fortalecimento do processo democrático brasileiro.
        Muitos já se foram e outros tantos precisam tomar seu caminho de volta ao lar doce lar, permitindo a evolução das manifestações populares. Todavia se deve observar criteriosamente os interesses em jogo para não ser apenas massa de manobra de grupos inescrupulosos que buscam fortalecer interesses particulares. Perceba que o ex-deputado Ibsen Pinheiro foi vítima de certos interesses antipopulares e o tempo já mostrou que tal grupo beneficiado estava errado. Como também se mostrou errado passando para a sociedade o ex-senador Demóstenes Torres (DEM-GO) como um Arauto da Moralidade, uma vez constatado seu envolvimento com um nato representante da ilegalidade, um contraventor que ditava pauta e o que fazer a tal grupo.
        Não estou aqui querendo desestabilizar o governo central e até dedico meu apoiamento ao modo como vem gerenciando as políticas públicas, a nossa presidenta Dilma Rousseff. Porém, defendo a renúncia do Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como forma de restabelecer a ética na política, uma vez já comprovada seu envolvimento irregular com a coisa pública. Entretanto não paro por aqui, pois o presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) engrossa as fileiras e também merece renunciar, coisas que o grande movimento midiático esquece , ou não está reivindicando.
     Para o real fortalecimento da ética e da democracia na política precisamos da consciência coletiva nas reivindicações, sem privilegiar correntes políticas e ou ideológicas. Sem “dois pesos e duas medidas”, sem demagogias momentâneas, mas com o propósito ético e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário