quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A CONAE Inferindo Conceitos na Educação Nacional


Na próxima semana, de 19 a 23, acontecerá no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – em Brasília, mais uma grande concentração de pessoas: delegados, visitantes e palestrantes focadas nas discussões educacionais, formatando uma nova feição para a Educação Brasileira, mesmo com a sanção do PNE – Plano Nacional de Educação – pela presidenta Dilma Rousseff, a CONAE 2014 imprimirá questões relevantes e progressistas no campo da educação, como também, acompanhará as ações da implatação do PNE, suas execuções e fiscalização nos investimentos garantindo assim os 10% do PIB até 2024.

Depois das etapas intermunicipais e estaduais, chegou a hora de estar no tabuleiro educacional para concluir o processo dialético iniciado em Fevereiro com as Conferências Municipais e em Setembro de 2013 no Centro de Eventos, em Fortaleza, onde aconteceu a Conferência Estadual do Ceará coordenado pela professora Francisca Sirone Alcêncio Freire e agora, na reta final, os delegados eleitos democraticamente nas etapas anteriores seguem para a culminância dos trabalhos com outros tantos delegados dos demais Estados da Federação num processo dialético e dialógico e, conscientes de que o PNE já foi aprovado sem vetos em abril de 2014.

Depois de uma longa batalha de discussões permanentes, em fóruns estaduais e municipais sobre Educação, a Presidenta Dilma Rousseff sancionou o Plano Nacional de Educação – PNE – com alguns avanços educaionais e sociais, todavia, continuam os investimentos maciços na educação particular. Compreendo que o Estado Republicano perde em Políticas Públicas para saciar o desejo do capital mercantil.

Alguns criticos falam que investir 10% do PIB no sistema educacional, como se encontra, é jogar dinheiro fora. Porém não podemos esquecer que tais investimentos devem ser direcionados a formação permanente e salários dos professores, um terço da carga horária destinada à planejamento e nas estruturas físicas das escolas existente preservando sua manutenção. Somente assim poderemos construir verdadeiramente uma Educação Pública de Qualidade Social e Isonômica, pois o debate continua em Brasília na CONAE 2014.

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