quarta-feira, 2 de julho de 2014

Inácio Arruda Sem Capital Político Eleitoral?


Quando por aqui cheguei, era início dos anos 80 e logo me identifiquei e muito pude aprender com os movimentos populares que permeavam nossa Fortaleza. Num destes movimentos, acontecido no Centro de Conveções Edson Queiroz, participei do Congresso da Federação de Bairros e Favelas em que Inácio Arruda saiu vitorioso, derrotando seus opositores ligados ao PT.

Como simpatizante do PT pude acompanhar em 1985, no Congresso da UMES, realizado no Ginásio Aécio de Borba, onde Inácio se fazia presente do lado oposto. Assim aconteceu nas eleições de Maria Luiza, onde ele apoiou Paes de Andrade e no ano seguinte, Inácio estava ligado ao que muitos chamavam de governo das mudança, mas apesar da sua boa votação não conseguiu êxito para o Legislativo Estadual.

Contudo, em 1988 Inácio foi eleito vereador por Fortaleza e dois anos depois sagrou-se vitorioso nas urnas para o Legislativo Estadual. Agora, com as agremiações ditas de esquerda, torna-se deputado Federal em 1994 e assim seguiu até sua eleição para o Senado em 2006, obtendo uma grande votação e se tornado o Segundo Senador Comunista depois de Prestes em 1946.

Em 2012 Inácio esboçou um projeto particular de ser prefeito de Fortaleza onde obteve uma pífia votação, e no segundo turno apostou na cadidatura apoiada pelo Governador Cid Gomes. Isso certamente desgastou seu nome junto aos eleitores da Capital. Agora quando finaliza seu mandato no Senado Federal, e diga-se de passagem, fez um bom trabalho, ficou na “corda bamba” sem possibilidade de reeleição. Será que o combatente militante Comunista ficará sem mandato nesta legislatura? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário