segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Desgaste de um Mau Casamento


Minha vó já me dizia, diz-me com quem andas e te direis quem és”. Desta forma tento compreender melhor como o Partido dos Trabalhadores chegou ao estágio de desgaste diante da visão popular. É bem verdade que no início de tudo o PT andava de mãos dadas com os Trabalhadores Brasileiros e foram momentos de crescimento para ambos, sem preocupações com o gerir o capital.

Quando é chegada a ascensão ao Poder Central em 2002 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, algumas coisas começaram a mudar. Um pouco antes foi liberado ao mercado financeiro um aviso intitulado “Carta aos Brasileiros”, quando na verdade deveria e teve direção única para tranquilizar a especulação financeira que suga a força da classe trabalhadora.

Não podemos negar que Lula no poder, incentivou a política do “Bem Estar Social” distribuindo incentivos sem fazer distinção à classe Trabalhadora e aos parasitas rentistas que sempre usufruem das benesses do capital. O Bolsa Família emplaca como política pública, oferecendo a “isca”, mas esqueceu de enviar o anzol para que muitos aprendessem à pescar, ou seja, o benefício não criou estratégias para formar cidadania para o povo, grande maioria, carente de Educação de Qualidade Social.

Neste contexto o Partido “surfa” durante o primeiro e segundo mandato do ex-presidente Lula e, até consegue surpreender, elegendo a Presidente Dilma Roussef, primeira mulher presidente do Brasil. A “lua de mel” começa a entrar na rotina com a reeleição da presidente Dilma, pois de repente, alguns descontentes e afastados parcialmente da benesses do capital, agora conhecedores das estratégias Petistas de lidar com a política, começam a “sangrar”, para usar palavras deles, a possibilidade da Presidente Dilma gerir bem a crise capital.

Esse proceder de muitos, que “fazem” a velha “política”, provoca no povo um grande distanciamento das aspirações cidadãs e a maneira de encarar a política. Descrente da política, o povo não ver horizontes e isso fortalece ainda mais as práticas da política coronelista. Entendo que se o ex-presidente Lula tivesse nos primeiros dias de seu primeiro mandato feito as reformas que o Brasil necessita, certamente não estaríamos vivenciando isto agora. Como diz Roberto Carlos: “Um erro não conserta outro”, mas alguns erros deverão servir para práticas futuras no sentido de “refazer” a práxis política.

Acredito que a História estaria sendo contada de outra forma se o ex-presidente Lula tivesse cobrado a dívida da Rede Globo para com a União. Tivesse se aliado mais aos anseios da classe trabalhadora e aos poucos se desvencilhando das “velhas raposas da política nacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário