segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Maracatu é Força Viva


Pela primeira vez, Fortaleza inicia seu desfile na Avenida Domingos Olímpio num sábado, propiciando assim, um segundo dia para os desfiles dos Maracatus e suas Loas comandando a ancestralidade do povos Africanos, Afrodescendentes, da negritude presente no fazer social, agora no Carnaval.

E foi com “Quem é Ogum” que o Maracatu Solar e seus brincantes fizeram a arquibancada da avenida ficar de pé para ver o Cortejo livremente passar.


Em seguida, surgiu o Maracatu Rei Zumbi homenageando Fortaleza pelos seus 290 anos, falando do Marco Zero na Barra da Ceará, “Parabéns Fortaleza de todo coração” pedindo bençãos de Nossa Senhora da Assunção. 


Depois veio os Maracatus Kizomba, lá de Messejana, falando de Jandira na terra de Cazuza e em seguida foi a vez do Nação Palmares com seu Leão para Fortaleza saldar.


Isso mostra que nossa cultura está presente no sangue deste maravilhoso povo cearense que resiste as intempéries da volatilidade estrangeirística e entoando Loas para salvar sua pátria, sonhos e cultura que continuou com os Maracatus nos Cortejos do Domingo.

Crédito Foto:Airton Amaral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário