quarta-feira, 31 de julho de 2013

Debate Democrático, Educação X Professores


         Participei hoje de um encontro entre professores, sindicato dos servidores representado pelas meninas na pessoa da professora Enedina Silva e o Secretário de Educação de Caucaia, Ambrósio Ferreira Lima, e percebi o quanto necessitamos de debater os problemas inerentes à nossa realidade educacional. Ganha a Secretaria de Educação e os professores, uma vez que no embate de ideias minora as agruras cotidianas. Portanto é através do diálogo permanente que se constrói uma convivência democrática.

              Na fala do secretário Ambrósio, relatando as dificuldades, limitações e desafios, podemos perceber a seriedade e o seu desejo de acertar. Acredito que foi validado como positivo, tanto para a categoria, como para a Secretaria de Educação. Não quero aqui falar de apoio total e irrestrito da categoria, mas a partir do diálogo franco, com cartas na mesa, a categoria sente que não está sozinha.

       Ao afinal da explanação do secretário Ambrósio, o professor Alexsander, foi muito feliz em sua intervenção abordando questões angustiantes presentes na realidade cotidiana das escolas e dos professores. Cobrou questões fundamentais do Plano de Cargos e Carreira e Salário, as promoções por qualificação, aposentadoria entre outras. Foram tantas, que pouco sobrou para os demais professores questionarem. Todavia tive que me ausentar, lamentando pois tinha uma consulta de revisão cirúrgica ao meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário