sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Camilo e o Jogo de Alianças para 2018

Soa meio que estranho a postura política do governador Camilo Santana convocando para o seu secretariado pessoas de diferentes agremiações partidárias e até mesmo ligadas diretamente ao senador Tasso Jereissati – PSDB. Petistas e tucanos no mesmo ninho governamental?

Pois é, o governador Camilo Santana que, maldosamente, dizem do PtdoCid, fez uma reforma no seu secretariado e mexeu até com o ninho tucano cearense chamando para compor o governo a Doutora Socorro França, tucana e primeira linha, e o ex-vice governador e homem da linha de frente do governo Tasso, Maia Júnior, para seu secretariado.

Com isso gerou muitas especulações sobre o possível rompimento do governador Camilo Santana com seu padrinho político, Cid Ferreira Gomes, instantaneamente no PDT de Heitor. Engana-se quem assim pensou. Não haverá nenhum rompimento político entre a “cria e seu criador”.

Estranho, pode até parecer, mas o jogo aplicado no tabuleiro governamental nada mais é que minar as forças antagônicas que emergem no cotidiano da política cearense.

Você pode até não gostar da prática dos Ferreira Gomes, todavia, não subestime sua práxis no fazer política. Esta relação amistosa do senhor governador, Camilo Santana, com o senador Tasso Ribeiro de Jereisati não começou agora. Quem, assim como eu, lembra que o deputado Federal José Nobre Guimarães esteve candidato ao senado na última eleição de 2014 até a oficialização da candidatura do tucano Tasso? Foi ali que começou a reaproximação dos Ferreira Gomes com  Tasso. De repente Cid indica Camilo Santana 13 e evitou a candidatura de Guimarães que certamente dificultaria, e muito, a eleição de Tasso ao senado. Não venha me falar que a candidatura de Mauro Benevides Filho ao senado foi para valer.

Agora, no mesmo tabuleiro político, desfilam o governador Camilo e o senador Tasso como possíveis aliados.

Entenda que a postura do governador Camilo no governo do Estado está favorável estrategicamente à esta aproximação entre os Ferreira Gomes e Tasso. Isso poderá não ter nenhuma influência nas aspirações de Ciro Gomes em concorrer à presidência da República em 2018, todavia, enfraquecerá politicamente as pretensões do senador Eunício Oliveira para o governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário