sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Superar o Estranhamento é Condição sine qua nom Humana


Conversando com algumas pessoas que certamente pensam diferente de mim, percebi que os termos alienação e ética ainda não foram compreendidos por tais argumentos praticados. Muitas pessoas não conseguem perceber alienação como sinônimo de estranhamento, de alienar-se a outro, nem a ética como ciência ou reflexão sobre o agir humano e moral, contudo, generalizam as categorias etimológica das palavras.

Parece-me que pensar nos dias atuais, tempo de obscurantismo presente e vindouro, tornou-se ultrapassado no conhecimento do ser enquanto pessoa humana. Talvez por isso torne-se quase que impossível para tais seres andantes que na sua grande maioria só conseguem ver a pessoa como indivíduo sem saber que este indivíduo nada mais é que o ser da solidão na vil sociedade do capital.

Na realidade a alienação produzida pela exploração capital torna o ser desligado da realidade por ele incompreendida. Desconfio que este ser alienado só se reconheça na força da exploração e no produzir bens para o fortalecimento daquele que o explora. Pois bem camaradas, a alienação enquanto estranhamento é contingente e terá sempre uma carga de negatividade, portanto, tornar-se-á superável. Mas aí você diz: todos nós somos alienados. É verdade, todavia, a minha alienação nada mais é que a exteriorização positiva das relações de produção e com isso necessária.

Pensar que certos seres jamais chegarão à conclusão do duplo aspectos do trabalho no sistema capitalista é por demais traumático para alguém, como eu, que ver a ética como reflexão do agir humano e não do bem em si, mas do para si na coletividade, ou seja, saindo do particular para o não mais particular. Na realidade produtiva do capital podemos perceber o ser criador de valor de uso e o criador de valor de troca, este último predomina o trabalho estranhado, onde ele tudo produz e de nada ou quase nada se apropria. Assim, o ser que produz carro na grande maioria das vezes anda de coletivo e por aí vai se fortalecendo a mais valia de Marx.

Faz-se necessário compreender o devir ser como uma antologia social numa posição teleológica da causalidade natural para a concretude da causalidade posta, onde existe a interferência do ser determinando a realidade posta, portanto, esta alienação torna-se insuperável. Ou seja, a partir de uma certa matéria natural o ser influencia diretamente no resultado da construção da realidade posta, desta feita minimizando o estranhamento social criado pelo próprio homem na convivência social.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

POR QUE VOTAR CONTRA BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO E SEMPRE

Compartilho aqui o artigo do Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará - UFC e Cientista Político Uribam Xavier. Por que votar contra Bolsonaro no Segundo Turno e Sempre.

“Não é bom, em meio a um contexto tão sinistro, deixar-se afundar no catastrofismo melancólico e derrotista. Porque todo poder visa também a isto: nos separar de nossa força, nos inculcar a tristeza, a angustia, o medo, a culpa e sobretudo a sensação de impotência.” Peter Pál Pelbart.
As pessoas que me são mais próximas sabem que venho há um bom tempo me posicionando de forma crítica em relação ao pensamento político petista , ao seu projeto de governo e de seu envolvimento nas práticas de corrupções, mas que também sou crítico do leninismo-marxista. Penso que esquerda, centro e direita são partes operante da ordem capitalista e que com essas práticas não teremos nenhuma ruptura sistêmica. A luta pela liberdade é uma luta epistêmica, pensar dentro do modelo epistêmico Iluminista é perpetuar a dominação, mesmo que seja um pensamento crítico de esquerda. Hoje tento pensar a partir da ideia de diferença colonial, como pensada por Walter Mignolo, mas não tenho tempo para desenvolver essa ideia aqui. Nas ultimas eleições tenho votado em pessoas e não em partidos, com uma preferencia mais acentuada por pessoas filiadas ao PSOL. No primeiro turno votei em Boulos [50] e estava propenso a votar nulo, mas não vou fazer por alguns motivos que lhe ofereço na esperança que possam lhes servir, caso você pretenda votar em branco, para um posicionamento contra Bolsonaro. Vou votar no Haddad, vou fazer um voto simbólico contra Bolsonaro e o que ele representa para nosso país e para a humanidade. Aqui vou lhe apresentar apenas três dos meus argumentos:
1.º - Bolsonaro é um homem com pensamento e prática fascista, ele usa do direito de livre expressão e, como deputado, usa da imunidade parlamentar, para ser o que ele é: violento, machista, homofóbico, racista e para defender à execução sumária de bandidos, combater o fantasma do comunismo, transforma em alvo de ódio os índios, os negros e as mulheres que não aceitam o papel que lhe impõe a cultura patriarcal. O senhor Bolsonaro é um agente estimulador e multiplicador de um estilo de vida protofascista e é, sim, corresponsável pelo conjunto de afetos e práticas de violência que durante a campanha eleitoral de 2018 vem se proliferando em nosso país;
2.º - Bolsonaro passou a ser o candidato dos interesses dos Irmãos Charles Koch e David Koch, segunda a revista Forbes, cada um é possuidor de 42,9 bilhões de dólares, eles ocupam o sexto lugar na lista dos bilionários do mundo. São empresários do ramo do petróleo. No campo político eles atuam mundialmente por meio do Instituto Benito Mussolini e Sociedade John Birch, organizações de extrema direita que patrocina ações de combate aos direitos civis e aos direitos humanos. No Brasil, os irmãos Koch vêm atuando há mais de uma década; financiaram o movimento “ Estudantes Pela Liberdade”, o “ Movimento Brasil Livre – MBL”, e o Instituto Ordem Livre, nas suas ações contra os governos petistas. O mentor intelectual do MBL, Fabio Ostermann, mantém relações com o Instituto Liberal e o Instituto Liberdade. Todas essas organizações são patrocinadoras de cursos de doutrinação e divulgação de ideias que compõem a visão de mundo da extrema-direita e do fascismo. São patrocinadoras de meios de comunicações, jornalistas, colunistas de jornais, editoras e pensadores conservadores. Portanto, é uma grande ingenuidade acreditar que o senhor Bolsonaro é um homem de bem comprometido com a moralidade do Brasil e interessado em colocar ordem no país, ou seja, acabar com a violência e a corrupção e fazer o país crescer;
3.º - Estamos numa conjuntura de perdas, vivemos um momento sombrio e tenebroso, onde a extrema-direita tem a iniciativa política e vem construindo uma hegemonia. Assim, a vitória de Bolsonaro seria a formação de um novo bloco no poder: o bloco fascista. A vitória de HADDAD, é a única opção para evitar um desastre maior, um desastre que a maioria dos que votam em Bolsonaro, cegos, pelo seu ódio ou descontentamento com os governos petista e com o governo Temer, não tem alcance para perceber. Nem todo eleitor do Bolsonaro é fascista ou de extrema-direita, mas seguindo suas paixões podem cair num buraco e levar o país a uma situação de guerra de todos contra todos. Bem, que a esperança seja nossa companhia em nossa árdua tarefa de derrotar, no segundo turno, o fascismo no Brasil. E, aqui, ele tem nome: Bolsonaro.

domingo, 15 de julho de 2018

Ciro Ameaça Romper Politicamente com Camilo?


Quando tudo ou quase tudo estava meio que definido no tabuleiro pré eleitoral para governador do Estado do Ceará, onde o atual gerente de plantão tem o carisma e apoio de parcela significativa da população, o ex-tudo, quase Zeus, e pré candidato a presidência da república atualmente pelo PDT – ex Brizola diga-se de passagem, Ciro Ferreira Gomes, promete lançar seu irmão, o ex governador Cid Ferreira Gomes, ao Governo do Ceará se o governador Camilo Santana não romper politicamente com o senador Eunício Oliveira que também pleiteia seu retorno ao Senado Federal numa dobradinha meio que velada com Cid.

Sabe aquelas falácias de quem precisa estar na crista da onda midiática? Pois bem, Ciro Gomes parece que não conseguiu até o momento a simpatia da classe trabalhadora, do centro, da direita e nem deslancha nas pesquisas de opinião pública, onde não consegue nem repetir o feito de sua última campanha à presidência da República, borbulha num quase desespero político de sobrevivência.

Estas bravatas de rompimento com o governador Camilo Santana poderá até acontecer na realidade, entretanto, Ciro sabe muito bem o risco que irá correr e isso chega a cheirar suicídio político uma vez que sua candidatura poderá se quer chegar ao segundo turno das eleições presidenciais e certamente provocará um segundo turno no pleito eleitoral cearense entre o atual governador e, seu irmão, o ex-governador Cid.

Isso acontecendo, Cid certamente ficará sem uma possível senatoria e correndo o risco de perder a eleição para o atual governador Camilo Santana, que apesar de afilhado politicamente dos FG, consegue desfilar no tabuleiro das pretensões eleitorais como alguém que levará “de boa” este pleito. Lembrando que se tal rompimento vier acontecer em nada mudará o apoio de uma parcela de sua sigla agremiativa partidária que num momento de “porra louquice” da política sem perspectiva ideológica tudo ou nada poderá acontecer.

Eu particularmente, e isso não interessa a ninguém, não acredito em tal rompimento político e até arrisco dizer que melhor mesmo para os FG será garantir Camilo Santana no governo do Estado, Cid no Senado Federal e continuar como força política no Estado.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Inteligência é Para Quem Pode?


A esquerda fez os "patos" caírem direitinho por falta de inteligência e raciocínio lógico e, quando a Globo percebeu sua queda na arapuca, já era tarde, tinha caído direitinho também!

Parece-me que as boas cabeças como sempre estiveram na vanguarda esquerdista e com inteligência prepararam o bote para que grande parte daqueles que se intitulam poderosos e arautos da moralidade e dos bons costumes além de contrários à corrupção nem conseguiram compreender a armadilha que caíram neste domingo, 08 de julho.

Por onde anda a inteligência direitistas e jurídica deste país? Como diz quase sempre meu amigo Nonato, o rei está nu e com ele parte dos detentores do poder capital na sociedade Brasil.

O Golpe foi desnudado oficialmente na disputa dos poderes, na queda de braço entre TRF-4, Juiz Moro e Gebran que mesmo de férias se manifestaram para cair no “fojo”, feito peba da inteligência nacional, que mostrou a fragilidade da justiça brasileira e se não ampliou o IBOPE do ex-presidente Lula criou um fato político midiático com Lula Livre – Lula preso.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Na Copa da Rússia a Babaquice Brasileira se Faz Presente


Parece-me que o espaço da idiotização é incomensurável no tabuleiro do machismo brasileiro. Até num momento de mundialização do futebol, alguns entes se mostram como na verdade os são.

Muito triste presenciar Babacas vestindo a camisa da seleção brasileira – leia-se FIFA – fazendo piada de mal gosto e assediando uma jovem russa que não estava entendendo nada, mas que foi induzida a tal ridicularização em seu próprio país. Não seriam pessoas do povo que vivenciam as agruras da vida no cotidiano. Alguns dos caras pálidas já foram identificados e pasmem, um policial de Santa Catarina defensor da moral e que deveria, mesmo que de férias, prezar pelo menos pela sua corporação e, o outro idiota identificado já foi até secretário municipal de Turismo numa cidade interiorana em Pernambuco, mas não ficaria somente nisso, este ente é advogado com registro na OAB e ainda por cima deseja ser candidato em seu Estado pelo o PSB.

Quando o poeta dizia que país é esse certamente não contava com esta onda reacionária machista sem nenhum respeito pelas mulheres e quiçá a humanidade.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Estudar ou Isto dar?


Algumas pessoas precisam saber o significado da palavra comunismo. Desconfio que se tais pessoas tivessem prestado atenção nas aulas de Português saberiam a etimologia das palavras e sua raiz e, esta, seria comum, pois o sufixo ismo corresponde a crença, meu caro.

Muitos se dizem cristãos, mas desconhecem a história de Jesus Cristo, o primeiro comunista humano que por aqui passou e que muito contribuiu para a transformação social, mas que não foi compreendido pelo seu povo, que até hoje, vibra e se locupleta com a hierarquia nas desigualdades sociais.

Alguns daqueles que se intitulam cristãos, nem se dão ao trabalho de ler e interpretar a Bíblia e ficam repetindo falas de quem tem interesse na manutenção do "status quo" para garantir seus privilégios de patrão, sem saber ao menos, o valor que tem um professor.

É triste perceber que em pleno século da robótica, da internet, ainda queiram escravizar pessoas pelas correntes, agora da virtualidade, destituindo-as de sua cultura e de sujeito construtor da história.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

A Greve dos Caminhoneiros e a Ganância de Maus Empresários


Como dizia o poeta: que país é esse? Esse é o nosso Brasil, que por não investir maciçamente em Educação Pública e de Qualidade Social agoniza momentaneamente nas mãos da inconsequência que golpeou o Estado de Direito da Nação brasileira.

É comum se ouvir por aqui que a Venezuela está um caos, sem os produtos de primeira necessidade e alimentação para seu povo e, por desconhecimento da realidade, falam que somente os genocidas podem apoiar o governo de Nícolas Maduro. Pois bem, esta semana, aqui no meu Brasil, alguns e, digo-lhes, são muitos empresários do mal, estão tocando o terror ao se utilizarem da “Greve dos caminhoneiros”. Pode até ser que você não concorde, mas a pauta reivindicatória desnuda o uso da ganância dos maus empresários para desabastecer o país e ainda por cima pedindo Intervenção Militar.

É muito para as minhas limitações compreender que um movimento paredista reivindicatório comungue com tamanha falta de coerência e isso fortalece em mim o mal caratismo dos aproveitadores da boa fé daqueles que no cotidiano ralam para suprir suas necessidades familiares e as saudades de suas casas, que certamente não é a boleia do caminhão e nem o universo rodado.

O mais engraçado disso tudo é ler nas mídias sociais uma defesa velada ao desgoverno do senhor Fora Temer, golpista! E tais interlocutores culpam os governos estaduais, mas com uma certa ressalva aos Estados gerenciados pelas agremiações de suas preferências, sem no entanto denunciar o mal caratismo capital de gananciosos empresários e a fragilidade do Golpista Fora Temer que, para alimentar as contas internacionais de alguns acionistas da Petrobras, promove juntamente com o tucano Pedro Parente uma entrega dos bens nacionais ao capital mafioso do império das dominações internacionais.

Entendo que o meu país e o seu povo é na sua grande maioria composto de pessoas boas e éticas, todavia, a força bruta capital destruiu a possibilidade de vida digna aos trabalhadores e trabalhadoras que na sua constante lide desejam dias melhores para seus filhos, que pelo visto, está bem “além do horizonte” sem Saúde, Segurança e Educação Pública de Qualidade Social.

sábado, 21 de abril de 2018

Tasso e o Dilema da Corrupção?


Ouvi na radiofonia cearense que o senador Tasso Ribeiro de Jeireissati (PSDB) não quer nem saber do seu correligionário de senado, o senador Eunício Oliveira, seu aliado nas próximas eleições porque Eunício é declaradamente corrupto.

Santo de casa não obra milagre, né senador? O ex-governador de Sampa, Geraldo Alckimin, é o que mesmo, seu Tasso? Lembra do escândalo do metrô? Ah, o cara é do PSDB é claro e, assim sendo, dá para defender a “moralidade” de sua agremiação.

Igualzinho aqueles que se dizem contrários à corrupção, que vestem a camisa da seleção e dançam no passinho da patolândia empresarial paulista o "fora PT", mas que ficam inertes quando o negócio pega para os seus de estimação.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Minha Total Solidariedade aos Granjenses que ora Sofrem com a Força das Águas


Ao chegar em casa minha amada me fala das notícias do telejornal local que fala sobre a maior chuva do dia. Como nordestino, que sou, fiquei por demais contente, todavia, quando algumas horas se passaram e fiquei sabendo que a força das águas mexeu com muita gente que, por falta de políticas públicas, moram nas proximidades dos rios e os alagamentos se fazem presentes com muita facilidade.



Isso aconteceu na antiga Macaboqueira, cidade de gente boa, atual Granja, nas proximidades de Camocim, onde minha mente vive um sonho distante, mas que frequente. Não vale neste momento de aflição querer saber de quem é a culpa, como humano me solidarizo com todos aqueles que se tornaram vítimas, como também aqueles que assumiram a solidariedade e tentam a todo custo ajudar o próximo.


Creio que o poder público local esteja na solidariedade coletiva, porém faz-se necessário uma ação proativa que possibilite a essas pessoas “sofrentes”, não apenas com as intempéries da natureza, passar a ter condições de uma moradia digna e segura para que quando a força das águas brotarem seja motivo de alegria no pote, nas plantações e nas correntezas bravias que trazem a alegria nordestina e a fertilidade das áridas terras locais.
 

Crédito Foto: Genivaldo Barcelos Via Lira Dutra.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sábados Letivos X Atividades Domiciliares


Hoje pela manhã, depois de uma reunião do CMEC, passei pelo Grêmio de Caucaia onde estava acontecendo uma assembleia dos professores municipais coordenada pelo SINDSEP e, ligeiramente, notei uma certa insatisfação da categoria pelo fato do calendário letivo constar exatamente dez sábados letivos. Mas também achei por demais positivo a presença da secretária de educação, professora Lindomar da Silva Soares.

Como assim trabalhar no sábado quando a LDB diz claramente que o professor não poderá ultrapassar suas 40 horas semanais? Pois é, de repente, tais atividades demonstram-se antipáticas e ninguém gosta de sacrificar seu sagrado final de semana. Mesmo consciente de que as tarefas da escola, de quando em quando, adentram a casa dos professores e lhes privam, mesmo que parcial, o convívio com as pessoas amadas.

De repente os ânimos meio que se “agitaram” na hora da contagem dos votos que por uma pequena diferença ganhou a proposta dos professores de não haver nenhum sábado letivo. O diálogo é uma ferramenta fundamental da democracia e na lide cotidiana não deveria existir espaços para as contrariedades.

Que tal se a secretária de educação se mostrasse sensível à causa educacional dos professores? Já que não deseja mesmo adentrar o ano letivo de 2018 em 2019, que coloque atividades domiciliares para os alunos que, sem prejuízo, ficariam com os seus 200 dias letivos e com carga horária completa sem complicações a priori.

domingo, 11 de março de 2018

Violência! Quem Ganha com ela Institucionalizada?


Os caras pálidas determinaram direitinho o processo de ludibriar a massa e grande parte dela caiu, feito pato, na onda de caçar os corruptos. Derrubaram Dilma presidente eleita, mesmo que tenha sido eleita com grande parte da canalhice da “política” institucionalizada, e a corrupção continuou a jorrar no país como cerne do capital e, desconfio que para estranheza daqueles que acreditaram piamente ter sido o PT seu inventor.

Certas manobras são realmente muito bem articuladas e contam com a “mãozinha” de alguns agentes midiáticos que mesmo se dizendo favoráveis a democracia bravam pelas mídias sociais a necessidade de intervenção militar, justificando assim sua falta de conhecimento ou má intencionalidade.

Onde já se viu violência resolver problema de violência como se "Talião" fosse. Mais polícia nas ruas poderá até nos dar uma sensação aparente de segurança, mas se não eliminarem as raízes reais do trafico aliciante juvenil, das fragilidades intencionais dos gerentes do capital, teremos sempre como falácias eternas a necessidade de mais policiais no comando da cidade. Ora bolas, o governador Camilo Santana já o fez e tal insegurança continua e, mais sério ainda, se agrava sempre que se aproximam novas eleições. Alguém sabe dizer porque?

Parafraseando aqui um grande pensador da Educação brasileira, Anísio Teixeira: “Só teremos democracia, quando a máquina da democracia for mostrada. Esta máquina é a Escola Pública”

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

(IN) Segurança ou Incompetência no Gerir da Coisa Pública?

Desconfio que a dita Intervenção militar na cidade do Rio de Janeiro não passa de uma manobra para desviar a atenção do povo brasileiro sobre a possível votação da Reforma da Previdência e, como consequência, criar no imaginário da massa a potência de resolver a questão de (in) segurança pública, mas vale pensar que tal ação governamental fará com que a violência instalada na carioca seja diluída nos demais Estados da federação brasileira.

Não seria uma atividade direta das forças armadas, mas que se faz necessário uma ação governamental efetiva sobre a insegurança nacional que padece no tapete da intolerância de um estado paralelo. Demonstrar que tem força poderá habilitar o (des) governo do senhor Fora Temer a postular candidatura para a presidência nas próximas eleições de 2018 ou acabar de vez com sua instabilidade gerencial fazendo com que seus índices de reprovação cheguem a níveis inimagináveis.

Torço que os gerentes do capital deixem de gerir apenas com políticas de governo, pois a sociedade que tudo paga não pode ficar refém das incompetências nacionais momentâneas.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Valeu Tuiuti!

Desde 1982, quando a Império Serrano entrou na avenida com a irreverente “Bum bum paticumbum Prugurundum”, me vi admirador dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro pela antiga TV Manchete, até que minha Império Serrano caiu para o grupo de acesso. Daí em diante tudo pareceu tão igual e aos poucos fui perdendo a capacidade de assistir a tais apresentações, como também não pude mais ouvir os sábios comentários do Carnavalesco Fernando Pamplona.

No ano passado, vibrei assistindo à apuração dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial – RJ, com o acesso da minha Império Serrano. Nada além disso, até chegar domingo, 11/02, por não assistir a programação da emissora transmissora, perdi o desfile da Império e fui ver coisas outras. No dia seguinte através das redes sociais foi possível perceber que a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti fez uma real e encantadora denúncia do golpe civil aplicado pela máfia internacional e a elite capital brasileira na política nacional.

Paraíso do Tuiuti desenhou na ala dos fantoches a fantasia de algumas pessoas de boa fé que foram iludidas na dança do passinho, no bater panelas, pelo mote momentâneo do fim da corrupção. Dois anos passados e a palavra e prática da corrupção permeia os poderes gerenciais da República brasileira e num descaramento incomensurável de alguns outros que, talvez por conveniência, ainda embalam a crítica ao passado sem fazer uma análise de suas posturas, mas cobram isso dos seus antigos aliados que hoje vibram com a beleza denuncista da Paraíso do Tuiuti.
                                          “Meus Deus! meu Deus!
                                      Se eu chorar não leve a mal
                                            Pela luz do candeeiro
                                         Liberte o cativeiro social

                               Não sou escravo de nenhum senhor
                                        Meu Paraíso é meu bastião
                                   Meu Tuiuti o quilombo da Favela
                                       É sentinela da libertação”


Crédito Foto: Internet

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Haddad na Cabeça?


Diz a grande mídia de hoje que a Polícia Federal indiciou por caixa dois, em campanha, o ex-prefeito de Sampa, o Filósofo Fernando Haddad. Nada contra as ações da PF, até acho que ela está desempenhando muito bem o seu trabalho, todavia fica uma dúvida em relação a tais celebridades políticas investigadas.

Fernando Haddad além de ser um homem honesto é também um bom nome para disputar a presidência do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores que apesar de erros no conduzir a gestão pública com seus gananciosos aliados, aposta todas as cartas no nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que em parte está no caminho que as pesquisas apontam como viável para as eleições presidenciais de 2018 e certamente o mercado capital não tem nenhuma objeção a seu nome, uma vez que Lula já provou isso nos seus dois mandatos presidenciais, não é isso mesmo, amigo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa?

É preciso compreender que caso a justiça condene Lula e o Partido insista na sua candidatura, necessário será ter Fernando Haddad, como vice, já que a sigla não deseja investir diretamente nesta condição Haddad cabeça de chapa. Não se pode uma militância defender o nome de Lula e permitir um inimigo do povo como seu aliado de chapa.

Vai aqui a minha solidariedade ao ex-prefeito Haddad e perguntar a Polícia Federal: onde estão os demais investigados?

 Crédito Foto: Yahoo - Internet