terça-feira, 30 de junho de 2015

Lula, Okamotto e os Senadores do PMDB


Na manhã desta terça feira, 30 de junho, o ex-presidente Lula acompanhado do inseparável Paulo Okamotto aterrizou no tabuleiro dos Senadores PMDBistas, exatamente na casa do Presidente do Senado, Renan Calheiros, onde defendeu um canal de entendimento e diálogo permanente entre a Presidência e o Senado Federal.

Para Renan, o encontro teve sabor de paz. Certamente mediado por Sarney, mesmo não estando no poder, fez a ponte com intuito de minimizar o clima de instabilidade política entre os poderes Legislativo e Executivo.

O PT também achou positivo o encontro e defende a permanência da aliança. Mas de que aliança a sigla se refere? Pois o clima tem se mostrado com certa aspereza entre tais poderes, talvez por interesses não satisfeitos?

domingo, 21 de junho de 2015

Zé das Neves e o Capital


A relação capital trabalho sempre foi conflituosa e hierárquica dentro das estruturas do sistema capitalista e quando tais relações convergem para uma harmonia capital alguém sai prejudicado, se não total, mas na maioria das vezes parcialmente prejudicado.

Neste contexto conflituoso, de repente o Zé das Neves, que esteve quase sempre com sua ideologia capital envolvida com as transformações sociais, vê seus sonhos fugirem entre os dedos e se distanciarem mais ainda das utopias juvenis e das lides cotidianas, restando em si, a quase desesperança na seara social.

A dialética das relações capitalistas não é tão concreta como se imaginava e os interesses são mais visíveis e translúcidos no tabuleiro do ter que move as mentes capitais influenciáveis e corruptíveis.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Os Senadores Foram e Conseguiram, Estão na Mídia.


O Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirma em pronunciamento, ainda há pouco, no Senado Federal, que os ataques sofridos pelos Senadores brasileiros em visita à Venezuela foi um atentado à Democracia.

Dias e demais senadores exigem uma ação enérgica por parte do Governo Brasileiro em relação às manifestações do povo venezuelano.

A memória de certas pessoas parece não existir, pois quando Hostilizaram a Presidenta Dilma Rousseff (PT), aqui no Brasil, não houve nenhuma manifestação imediata de representante do Senado Federal.

Cunha Fazendo Valer seus Interesses


Ontem, 17 de junho, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por 21 contra 6 votos, a redução da maioridade penal para crimes qualificados.

Não se pode negar o empenho pessoal do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que deixou a Sessão Plenária da Câmara Federal sem sua presença e alguns parlamentares repudiaram a falta de respeito de Cunha que deveria estar comandando a votação da ilusória reforma política para fechar conchavo e demonstrar força na queda de braço dos interesses particulares.

Parece pirraça de “menino comedor de barro” a postura de Cunha e alguns outros deputados ao defenderem mudanças na Constituição Federal como forma de medir força com a Presidenta Dilma Rousseff e principalmente com o Partido dos Trabalhadores que, refém, permanece atônito diante dos últimos acontecimentos da política nacional.

sábado, 13 de junho de 2015

O Blá, Blá Blá das Redes Sociais


O Estado Democrático de Direito possibilita dialeticamente as multiculturalidades ideológicas fundamentadas na razão e pautadas no conhecimento de causa, dos fatos concretos e vivenciados nas lides do cotidiano de um povo.

Algo de difícil compreensão está nas múltiplas “opiniões” daqueles que nem se reconhecem como um ser político e, assim, negam a concepção Aristotélica de que “todo homem é por natureza um animal político” e a etimologia da palavra democracia, empregando-a, na maioria das vezes, apenas como o direito de delegar aos iluminados o poder capital, sem no entanto fazer parte da essência de tal poder.

Ao receber título de Doutor Honoris causas de comunicação e cultura na Universidade Italiana de Turim, Umberto Eco, disse com muita propriedade que as redes sociais deram voz a legião de imbecis. Não estou aqui querendo ser o latifundiário do conhecimento, até porque tenho a compreensão da limitação humana e, muitas coisas fazem parte da minha ignorância, todavia não costumo argumentar sobre as coisas que se dista da minha limitada capacidade de entender.

Ainda há pouco, sem querer, e só li por conta da credibilidade que dedico ao perfil, horríveis comentários sobre Che Guevara sem no entanto compreender os fatos dos quais se fazia tais comentários. Sempre foi plural e defensor da liberdade de expressão, mas certas coisas estão meio “porra louca” e recheadas de preconceito. Por que inferir juízo de valor sem o conhecimento do fato? Como alguém pode criticar Karl Marx sem ler o seu “Capital” teórico?

Negar as experiências socialistas é direito daqueles que conhecem e não as reconhecem, mas negar simplesmente por negar, sem no entanto procurar conhecer tal realidade, é no mínimo indisposição de leitor e ignorância declarada.

Ninguém é obrigado compreender o todo, mas, a priori, é fundamental conhecer algo para “vomitar” palavras como convencimento ideológico capital.

domingo, 7 de junho de 2015

A Crise do SUS Será Ética?


No mundo do Capital as ações prejudiciais à maioria da sociedade quase sempre acontecem no tabuleiro do fortalecimento de certos interesses e enfraquecimento do bem capital almejado.

Talvez por conta de estranhos interesses em prejudicar ainda mais a combalida Saúde Pública, surge midiaticamente, denúncias e mais denúncias do caos, mas pouco se fala nas fraudes do SUS e muito menos se cobra ações punitivas para tais fraudadores, todavia, todos defendem o fim da corrupção no Brasil?

A falível Rede Globo andou “fantasticando” denuncias de irregularidades cometidas por alguns inescrupulosos médicos, filhos da pátria, que jamais amaram sua mãe. Se tal emissora jornalisticamente chegou aos culpados, de fato e até propagou, algumas imagens autenticando as denúncias, por que será que as autoridades competentes ainda não se fizeram presentes na captura dos acusados?

O popular Zé das ondas me perguntou: Será que as denuncias da Globo não estavam relacionadas a uma possível instalação no Congresso Nacional da CPI dos Planos de Saúde Complementares? A priori, não quero acreditar nesta possibilidade, todavia as entranhas dos interesses capitais são imensamente obscuras e deixo no ar tal pergunta para quem de direto possa responder.

Fragilizar o Sistema Único de Saúde Pública – SUS, que é visivelmente visto pelo mundo capitalista como um dos melhores do planeta terra, não teria outros interesses por debaixo dos panos, como diria minha sábia vó?

Muitos acreditam na crise generalizada da Saúde Pública, mas grande parcela da sociedade destituída das políticas públicas permanentes, necessita dos urgentes atendimentos médicos, e não quer nem pensar nos estranhos jogos de interesses capitais que rege a crise das precariedades.

sábado, 6 de junho de 2015

A Frequência da Polis Borbulha na Net

Gratidão a você que de Quando em Vez se Faz Presente na Polis Antenada, possibilitando assim, o Sucesso que ora vivenciamos com alegria, Responsabilidade e Compromisso de Fazer Sempre o Melhor.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Camilo e a Delicada Situação para 2016


Em conversa recente entre a ex-prefeita de Fortaleza e atual Deputada Federal, Luizianne Lins e o líder do Governo Federal, Deputado José Nobre Guimarães, ambos – PT, a loira decidiu não lançar seu nome para a disputa eleitoral de 2016 e sugere o nome do Deputado Estadual Elmano de Freitas para tal disputa.

Vale lembrar que nos últimos dias o Governador do Estado, Camilo Santana, convidou o Vereador Acrísio Sena para assumir a secretaria Estadual, e esse convite coloca o articulador Sena na linha de frente do tabuleiro eleitoral de 2016. Já faz algum tempo Sena está próximo à Luizianne e ao seu grupo político da DS.

Resta saber se Acrísio Sena deixará o Legislativo Municipal onde é bem conceituado e certamente terá retorno garantido para mais uma legislatura por uma articulação no PT no sentido de evitar postulação Petista na disputa eleitoral de Fortaleza, facilitando assim, a reeleição do atual prefeito Roberto Cláudio, temporariamente – PROS, mas em busca de ninho para a disputa vindoura.

Se por ventura o Partido dos Trabalhadores desistir da disputa eleitoral na Capital, coisa que a própria direção Nacional condena, a agremiação entrará num ostracismo junto ao eleitorado alencarino e a rebeldia oposicionista da Loira desposada do Sol, que aposta quase sempre na utopia ideológica.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Delegação de Cunha Chega a Israel


Uma delegação de deputados Brasileiros chefiada pelo presidente da Câmara Federal, Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na primeira viajem Internacional, composta por onze deputados entre eles André Figueiredo (PDT-CE), além de suas acompanhantes e, curiosamente, estava lá também o Pastor Erivaldo.

Cunha foi recebido em Israel com honras de chefe de Estado por Benjamin Netanyahu. Visitou o parlamento Israelense e o museu do holocausto.

Hoje, quinta feira 4, a delegação estará na Cisjordânia onde terá encontro com o Presidente da autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas e sábado encerra a visitação em Moscou, na Rússia, com participação do Fórum Parlamentar dos BRICS.

Aqui, com meus botões, que benefícios políticos e econômicos esta comitiva trará para o Brasil, e quem pagará passagens e estadias dos muitos acompanhantes da delegação nestes sete dias de viajem oficial?


 Crédito Foto:TV Câmara/Airton Amaral

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O PT Precisa Voltar-se para as Lutas dos Trabalhadores


Existe uma “tremenda”, mas velada indisposição de alguns setores da sociedade brasileira em se tratando de uma possível volta do ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva – PT, à luta política eleitoral de 2018.

Para muitos, já é hora de encerrar o ciclo gerencial do Partido dos Trabalhadores – PT que já faz algum tempo está aliado e refém do conservadorismo político brasileiro que agora, não satisfeito com a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff, comanda uma série de votações que implicam num retrocesso político do País, prejudicando diretamente a classe trabalhadora como um todo, numa ação casuística do momento de fragilidade gerencial.

Onde já se viu um Ministro com “maior poder” até que seu gerente que o nomeou? O Congresso Nacional “encurralou” o Governo Central de tal forma que aparentemente não se vislumbra alternativa gerencial de políticas públicas voltadas para as necessidades sociais.

No Congresso do PT foi deliberado uma mensagem ao partido que deve fazer uma autocrítica e que todos unifiquem as falas, apoio geral e irrestrito ao governo Dilma, e evitar críticas ao Joaquim Levy em nome do fortalecimento da sigla, que ao meu ver, sairá fragilizada para o enfrentamento eleitoral de 2018, mesmo com a candidatura Lula.

Até mesmo alguns membros do PSDB que são favoráveis declarados à reeleição, votaram contrários, para por um fim ao comando petista no gerenciamento geral da nação e, somente o PT, parece não entender a armadilha que lentamente lhe foi preparada.

Apoiar imediatamente as lutas reivindicatórias dos trabalhadores já seria um afastamento deste anacrônico conservadorismo reacionário da política e apostar numa imediata reaproximação com os trabalhadores, fazendo valer a luta de todos, mesmo aceitando o jogo do capital nacional e internacional, mas negando as práticas do toma lá dá cá da velha e permanente política nacional.