terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jango Retorna a Brasília e Recebe Homenagem


O Senador Randolfe Rodrigues PSOL – AP, pretende fazer uma bela homenagem ao ex-presidente João Belchior Marques Goulart, popularmente conhecido como Jango, tornando nula a ação do Congresso Nacional do dia Primeiro de Abril de 1964, que determinava vaga à presidência da República do Brasil. Naquele momento, o ex-presidente João Goulart, havia se ausentado de Brasília em busca de apoio no seu Rio Grande do Sul e encontrou, mas para evitar um conflito sangrento entre militares e civis decidiu não atacar, evitando assim uma secessão.

Não cabe aqui questionar o ato de Goulart, todavia a história precisa esclarecer os fatos obscuros que privilegia apenas a visão majoritária do militarismo, ao afirmar que Jango foi vítima de um ataque cardíaco.

Na última sexta feira 08, teve início o processo de exumação dos restos mortais de Jango com intuito de esclarecer historicamente a causa de sua morte. Sabemos que há suspeita de que Jango tenha sido envenenado, durante a *Operação Condor*, por militares uruguaios a mando do governo brasileiro.

Agora, 50 anos depois, o ex-presidente João Belchior Marques Goulart, Jango, volta ao Distrito Federal e receberá uma justa homenagem. O reconhecimento do Estado. Parabéns Senador Randolfe pela sua iniciativa.

*Operação Condor = aliança entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário