segunda-feira, 31 de julho de 2017

EPCT no IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional no IFRN


Aconteceu com sucesso e grande participação nos dias 24 a 27 de julho de 2017, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, o IV Colóquio Nacional e o I Colóquio Internacional, onde foi trabalhado a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: A Reforma do Ensino Médio e suas Implicações para a Educação Profissional no país.

Contrariando o grave momento de crise que ora passa o Brasil um grupo de estudante secundarista do IFRN apresentou cenicamente o ato de Liberdade onde conclama a participação de todos e todas para resistir aos ataques impostos à Educação. Em seguida tivemos a Oportunidade de ouvir o Dr em Filosofia, José Barata Moura, da Universidade de Lisboa que proferiu brilhantemente a Conferência de Abertura do Colóquio: Da Circunstância da Educação à Transformação das Circunstâncias. E logo após a conferência houve um coquetel para confraternizar os participantes presentes.

A partir do segundo dia, no primeiro horário Manhã e Tarde do IV Colóquio, tiveram início as Sessões simultâneas de comunicações orais dividida em três Eixos Temáticos: Eixo 1 – Políticas em Educação Profissional. Eixo 2 – Práticas Integradas em Educação Profissional e no Eixo 3 – Formação de Professores para a Educação Profissional, do qual participei. Já no segundo horário, das 10h ao meio dia e das 16 às 18:30h aconteceram com grande frequência as Mesas Temáticas com um total de cinco, que por conta da limitação do tempo, aconteceu simultaneidade de duas delas e, aqui citarei as três das quais participei.

A Primeira Mesa Temática abordou um significativo tema sobre o PROEJA e PRONATEC: para quê e para quem? Com os professores Domingos Leite Lima Filho (UTFPR) e José Mateus do Nascimento (IFRN), prata da casa. A segunda tratou da Formação e Trabalho Docente na Educação Profissional diante da Nova Reforma do Ensino Médio: Adaptação e/ou Resistência com a brilhante professora Doutora Maria Ciavatta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Andrezza Tavares do IFRN e a professora Filomena Silva do Rio Grande do Sul. E a terceira, da qual participei, foi exatamente a sexta Mesa do evento que abordou com o brilhantismo das professoras Doutoras Antônia de Abreu, do nosso respeitado IFCE, e Marise Ramos da UERJ e Fiocruz. E do dinâmico e organizador do evento Dante Henrique Moura (IFRN).

E para encerrar tivemos a arte dançante dos professores onde grande parte do auditório caiu no chote para alegrar ainda mais o espírito aprendiz dos participantes que em seguida atentamente ouviram a Conferência de Enceramento: A Produção do Conhecimento em Educação num Contexto de Estado de Exceção e Interdição dos Direitos com o filósofo professor Doutor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Parabenizo ao Professor Dante Henrique Moura e toda a equipe organizadora do IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional – IFRN, que mesmo com muitos entraves, oportunizaram um grande Encontro de saberes da Educação Profissional, como também deixo aqui meus agradecimentos aos guerreiros estudantes da Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica – EPCT da Universidade Aberta do Brasil – UAB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Polo Novo Pabussu – Caucaia, Polo de Limoeiro do Norte e ao Professor Carlos Alberto dos Santos Bezerra, nosso coordenador, que intermediou a possibilidade da nossa ida ao Encontro de Novos Conhecimentos dentro da Educação Profissional.
Crédito Foto: Airton dos M@res

Nenhum comentário:

Postar um comentário