segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A Crise Capital é Global e a Moral é do Capital


Como resposta a uma participação, em um grupo no “WhatsApp', sobre as críticas de um colega ao gerenciamento do capital e a crise no Planalto Central, repasso aqui minha inserção:

A crise econômica não faz parte apenas do nosso querido Brasil, portanto, não é questão de competência/Incompetência gerencial, mas de caráter globalizado de um sistema desumano, em seu “sétimo fôlego”, que não prioriza a Educação, a Saúde e as Pessoas Produtoras do Capital.

Lamentavelmente estamos inseridos neste contexto que privilegia o individualismo e desrespeita ações dialéticas de alguns que militam por dias e condições melhores de vida. Entretanto, sentimos inúmeras dificuldades nas lides sociais em desenvolver o senso crítico numa linguagem Gramsciana. Mas daí querer que todas as pessoas passem a contribuir com as ideologias dominantes, que a priori, se encontram insatisfeitas, não apenas com ações de corrupção que permeiam o gerenciamento e a sociedade capitalista, mas por temer não fazer parte da gerência central do país.

São pessoas das mais diversas cores “agremiativas” não defensoras de causas urgentes da sociedade menos favorecidas do capital, amoral, mas que se fazem hipocritamente críticas de uma prática gerencial que nocivamente vivenciamos no cotidiano da sociedade: o “levar vantagem em tudo”.

Condenar o governo petista por agir ideologicamente na Educação Brasileira é falta de compreensão histórica das desigualdades, pois o poder capital sempre imprimiu suas cores ideológicas no fazer social. Seria muito bom para o Brasil se ao finalizar o ensino fundamental as crianças tivessem a compreensão clara da “Mais Valia”, que representa as engrenagens das explorações sociais.

Um comentário:

  1. Caro amigo!
    Compreender a "mais valia" é um conhecimento pesado demais para nossos "meninos" que nem de longe desconfiam do que é capaz de fazer em suas vidas!

    ResponderExcluir