domingo, 15 de novembro de 2015

30 Anos Depois, Viva Maria


Quando por aqui cheguei, pouco ou quase nada conhecia de política, mas inicialmente morando no Pirambu tive a oportunidade de vivenciar a luta daquela comunidade que muito fez e faz história de libertação popular na capital cearense. Meus primeiros contatos com a militância foram muito tímidos no bairro, todavia na lide cotidiana no centro, onde trabalhei como comerciário, fez crescer em mim o desejo de enveredar socialmente na defesa das causas populares.

Na loja em que trabalhava sentia a força do patrão determinando sutilmente as preferências políticas eleitorais e como sempre, e aqui reitero, desde criança procurei fazei coisas diferenciadas daquelas feitas pela maioria, direcionei minhas aspirações para a linha vermelha, cor da qual muito me apetece, e sem demora participei da Primeira Greve Geral e de alguns outros movimentos sociais e políticos de minha preferência, como no Ginásio Aécio de Borba, influenciando no resultado do Congresso da UMES, contrariando alguns outros vermelhos até vivenciar as emoções políticas eleitorais de 1985 com a campanha e eleição vitoriosa da Carismática professora Maria Luíza Fontenele e o Saudoso professor Américo Barreira.

O tempo passou e hoje estou recordando com carinho e emoção aquela luta que muito mexeu com meu envolvimento na defesa dos menos favorecidos e agora, na memória, o hino da campanha se fez morada na minha mente e parece está passando um filminho sobre as lutas no Pirambu, as passeatas, o último comício do dia 12 na Praça José de Alencar, com grande participação popular, e a luta incansável na busca da vitória popular que aconteceu no dia 15 de Novembro de 1985 com Maria e o Povo Fortalezense nas ruas, vibrando a mudança.

Fortaleza, cidade, quase se tornou uma comuna apesar das forças opositoras e reacionárias, leia-se parte da grande mídia local, tentando desconstruir o poder popular, a Gestão da primeira Prefeita da Capital, Maria Luíza foi exemplo de ética e de que é possível fazer uma gestão Democrática.

Parabéns, Maria Luíza, enquanto relembro na voz de Milton Nascimento repetidas vezes: “Maria, Maria é o dom, uma grande Magia, uma força que nos alerta, uma mulher que merece amar e viver como outra qualquer no planeta...” 
 Imagens da Internet (Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário