quarta-feira, 29 de abril de 2015

Meu Repúdio ao Governo Richa e Total Solidariedade aos Professores do Paraná


Quando se aproxima o Dia Internacional do Trabalhador, o governador paranaense, Beto Richa, diga-se de passagem, do PSDB, massacra em plena praça pública os Professores em Luta que não aceitam as arbitrariedades truculentas de um gerente antidemocrático, desprovido do Diálogo que ameaça retirar direitos fundamentais de uma das mais gabaritadas e importantes categorias para o avançar tecnológico e de desenvolvimento humano da sociedade brasileira.

Professores são impedidos de adentrarem a Casa que deveria ser do povo e participar passivamente da votação em que retira direitos e conquistas dos trabalhadores em detrimento de um suposto ajuste das finanças do Estado, já é demais, numa realidade democrática.

Governo que não respeita professor, não merece meu respeito e deveria ser repudiado nacionalmente pelo pela falta de compromisso com o desenvolvimento dos trabalhadores. Será que aqueles que foram paras ruas no dia 15 de março e 12 de abril, estão sensíveis às truculências sofridas pelos professores do Paraná?

Minha total e irrestrita solidadriedade aos combativos professores que com suas armas dialógicas enfrentaram as balas de borrachas, gás de pimenta,  os cacetes e cães da polícia do Richa que diz, estar fazendo o seu papel em defender a ordem?

De qual ordem fala a hipocrisia ao negar o direito democrático de manifestação ordeira e reivindicatória de imprimir o diálogo com os “ditos representantes do povo”?

Meus pêsames ao gerente capital do Estado do Paraná que desrespeita e além de massacrar cotidianamente os professores com salários achatados, manda sua truculenta polícia receber professores de forma violenta promovendo o desespero da categoria que sai ferida de corpo e alma, e sangrando, mostra para o País a ignorância de gerentes insensíveis e alguns muitos parlamentares comprometidos com as benesses do poder capital.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Parabéns, Rosa


A história de luta política libertária que aconteceu no Ceará, passa quase sempre pela voz e lide da guerreira incansável, por alguns, muito poucos diga-se de passagem, incompreendida, mas que grande maioria da população dedica-lhe, sempre, respeito e admiração.

Muitos ainda pedem sua volta ao parlamento como forma de ampliar defesa das minorias no parlatório legislativo, mas sua irreverência juvenil já não aceita as normas de acomodação capital e, segue alardeando liberdade nas praças e ruas da cidade.

Muito se fala da guerreira e sua incansável e vitoriosa vida, Por tantos cantada em versos e prosas, segue vitoriosa desafiando as entrelinhas do capital em direção à emancipação humana na sociedade capitalista e agora deseja brotar frutos emancipatórios no campo, florindo a natureza com mais uma bela Rosa.
 Crédito Foto: Facebook Rosa Fonseca

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Esclarecimento?


Segundo o aniversariante do dia, 23/04, Immanuel Kant, jamais poderemos conhecer a Realidade em si, poderemos apenas conhecer uma realidade fenomênica. Diante deste contexto, parece-me que a realidade vive entre uma certa nuvem de fumaça impedindo-nos de saber como acontecem as coisas translúcidas no universo.

Parece-me atual, no contexto do capital, onde a realidade quase sempre é negada ao conhecimento da maioria necessária, privilegiando a priori, uma certa camada de iluminados e o universo gira em torno dos privilegiados, sem uma real imagem contextualizada das vivências humanitárias, gerando assim, uma dicotomia entre a teoria propagada e a práxis efetiva no fazer social.

Entretanto, a timidez do conhecer apequena o homem enquanto ser subjetivo e impede de seguir seus próprios passos em direção segura ao conhecimento, uma vez que torna-se muito cômodo pagar ou seguir as trilhas impostas pelo capital. Esta anomia caracteriza a acomodação humana quase como algo natural à submissão, a pequenez, fortalece através da preguicite aguda a permissão do transcendente como determinante de sua existência e, esquecendo o ir em busca de esclarecimento das coisas reais, da realidade em si, dos fatos.

Assim disse Kant sobre o Esclarecimento [Aufklärung] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [Aufklärung]" (KANT, 2005c, p. 63-64).”

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Bueno e sua Defesa da Precarização


Ao ouvir na Sessão Plenária, de hoje, pela TV Câmara na votação do PL 4330/04 o deputado paranaense líder do PPS, Rubens Bueno, defender a precarização do trabalho na sociedade brasileira e veementemente defender o presidente da casa, Eduardo Cunha, que atropelou o regimento da Sessão Plenária ao impor sua vontade monocrática/autocrática, na emenda aglutinativa nº 18 descaracterizando a emenda já votada na semana passada em que proibia a terceirização no serviço público.

Diante disso, será que, logo mais, a sigla de Bueno aglutinará em sua ala agremiativa, o famigerado reacionário Jair Bolsonaro, permitindo-lhe disputar a presidência da República em 2018, caindo por terra a desfaçatez de defensor da classe trabalhadora?
 Crédito Foto: Airton Amaral

terça-feira, 21 de abril de 2015

Interesses Capital no Gerir o País


Não faz muito tempo e o governo da Presidenta Dilma Rousseff – PT satisfazia perfeitamente as necessidades de uma elite capitalista sem ideologia social de minoria. Porém com os Movimentos Livres de junho de 2013, com a participação direta dos “Rolezinhos” ocupando espaços burgueses com intuito da diversão periférica, o resultado apertado das últimas eleições e a fragilidade política momentânea, muitas coisas mudaram no cenário do capital e, pessoas por todo o país, foram as ruas pedir o "impeachment" da Presidenta Dilma.

Historicamente na sociedade capitalista os governantes cumprem à risca as normas do capital financeiro internacional, e o governo Dilma não fez diferente, todavia, cumpriu um importante papel social para as minorias esquecidas de benesses capital, mesmo consciente de que muito resta por fazer.

Os olhos do capital financeiro de repente se mostra preocupado com a situação dos trabalhadores brasileiros e, já pensando numa mudança de direção governamental, empiricamente visível, vem promovendo o caos como justificativa de esgotamento administrativo do Partido dos trabalhadores que há muito deixou de ser esquerda no gerir social e tornou-se refém do fisiologismo burguês nacional.

Tal fadiga se mostra visivelmente somente agora por conta da falta de uma nova liderança que aglutine força gerencial do capital financeiro e eleitoral e da possibilidade do ex-presidente Lula voltar a candidatar-se. Não apenas por conta essencialmente do nome Lula que se ajustou perfeitamente ao capital. Todavia, como forma de eliminar as possibilidades dos reais movimentos sociais ocuparem importantes espaços no campo da esquerda e fortalecer de uma vez por toda a consciência política do povo que borbulha lentamente nas ondas capital de interesses dos mesmos de sempre conduzir os rumos do Brasil.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Luciana Genro e o Fortalecimento do PSOL


A ex-candidata, quarta colocada nas eleições Presidenciais do ano passado, Luciana Genro – PSOL, abriu o verbo ontem à noite para muitos que se encontravam na praça da Gentilândia em Fortaleza. Acompanhada do ex-candidato ao Governo do Estado, Ailton Lopes, dos Vereadores João Alfredo e Toinha Rocha, do Deputado Renato Reseno, representantes da sigla no Ceará e tantos outros representantes de luta cotidiana da esquerda cearense.

Para Luciana, governo de esquerda tem que fazer mesmo os programas sociais, todavia precisa ir além e negar acordos com a elite burguesa que, ao seu ver, representa a crise que ora agoniza os trabalhadores na sociedade brasileira.

Luciana também falou do debate em que participou na Rede Globo, onde fez contundente crítica à emissora e o recado dado ao ex-candidato Aécio Neves: “não levante o dedo pra mim, candidato”. Sua passada por Fortaleza tem como propósito o fortalecimento da sigla que torna-se realidade na utopia da rebeldia juvenil.
 Crédito Foto: Airton Amaral

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Caucaia, Democraticamente, Elabora seu PME


Parabenizo aqui, os professores técnicos da Comissão de Elaboração Educação de Caucaia, e em especial, as professoras Iracema Gonçalves Pinheiros e Regiane Oliveira Andrade que bravamente se debruçaram para cumprir os prazos exigidos pelo MEC sobre o Plano Municipal de Educação – PME. Parabenizo também o professor Francisco Eilson Martins pela competente e incansável condução democrática da mesa e participação ativa do Conselho Municipal de Educação e sua Presidente professora Éldia Cortez Diógenes Façanha.

Depois de quatro dias de pré conferência no mês de março de 2015, contemplando todas as regiões do Município, onde foram eleitos 5 delegados por grupos, totalizando assim 100 representantes, com direito a voz e voto no evento, aconteceu democraticamente, nesta última terça e quarta feira, 7 e 8 de abril de 2015, no Convento das Irmãs Cordimarianas, a Conferência Municipal com intuito de concluir o PME – Caucaia. Todavia, o tempo das discussões não foi suficientemente favorável e ficando suas conclusões para amanhã, sexta feira, 10, no CETREX.

Não podemos esquecer que a SME foi a responsável direta pelo evento e o Senhor Secretário de Educação, Ambrósio Ferreira Lima, que deu sua palavra de incentivo e abertura do Encontro. Vale ressaltar, também, a brilhante apresentação artística dos alunos da Escola Nair Guerra tendo na regência o dinâmico professor Daniel Sombra e a participação brilhante do professor Zezé Medeiros como Palestrante que apresentou com clareza as Metas do Novo Plano Nacional de Educação – PNE de junho de 2014.

Lamento aqui a não cobertura da mídia para algo de tamanha relevância para a Educação do Município. Isso me leva a pensar que, infelizmente, a Educação não representa destaque midiático ou não houve um chamamento para tal acontecimento.
Crédito Foto: Airton Amaral e Blog SME









sábado, 4 de abril de 2015

Que Mídia é Essa?


Que a voz rouca das ruas dê e fortaleça o tom da Jovem Democracia Brasileira determinando assim o que dizer, os bravos jornalistas que levam os acontecimentos ao conhecimento da nação.

Tenho o maior respeito e admiração a todos os jornalistas que agem com imparcialidade e fazem da notícia seu exemplo de vida. Todavia, o capital determinante dita as normas e as notícias e muitos daqueles trabalhos brilhantes de bravos jornalistas esbarrotam a cesta de lixo nas redações de certos jornais na sociedade Brasil.

Não pensem que seja implicância minha ou que estou ideologicamente agindo contrário ao modo de como a Rede Globo “procede” com seus noticiários. É bem verdade que pouco dedico meu precioso tempo a tal empresa jornalística, mas escuto e quase sempre não vejo, em todos os cantos que passo o eco que tal emissora faz, mesmo considerando que nos quadros globais de jornalistas estão excelentes profissionais.

Aqui reporto minha indignação imediata apenas em relação a Operação Lava Jato à muitas emissoras de televisão que determinam o jornalismo verdade na mentes do senso comum. Pois bem. Já é de domínio público a relação do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, os nomes de Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) presidentes do Senado e Câmara Federal respectivamente e quase nada se noticia sobre tal participação. Por que será?

Existe um vídeo no Facebook – perfil do jornalista Milton Temer – em que Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, fala abertamente à Jornalistas sobre o conhecimento da “arte” da corrupção praticada não apenas na Petrobras, mas segundo Paulo Roberto, em quase todas a licitações das mais variadas empresas do cartel e, que o Presidente do Senado, Renan Calheiros, e Romero Jucá (PMDB-RR) são sabedores diretamente dos fatos, entretanto, não se mostra tal vídeo, talvez parcializando com tal agremiação partidária e expondo apenas o que diz respeito somente aos seis implicados do PT, que listam entre os 52 implicados das mais diversas cores partidárias no reacionarismo da velha política brasileira.

Que seja feita a justiça e que todos os envolvidos, quando comprovado e condenados, sejam obrigados a devolver as ricas quantias do dinheiro público ao erário.

Ocultar parte da notícia apurada não seria a priori desrespeito direto aos seus jornalistas e aos telespectadores brasileiros que anseiam a verdade imparcial?

Crédito Foto: Captura Vídeo Milton Temer


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Queima de Judas Já Aconteceu Na Praça


Mesmo com toda chuva que caiu na manhã, desta quinta feira 02 de abril, o Sindicato da Saúde e alguns militantes das causas sociais foram à Praça do Ferreira queimar Judas, como repúdio aos ditos representantes do povo que na maioria das vezes agem de forma não Republicana e assim legislam em causa própria, distanciando as políticas públicas das necessidades urgentes de um povo que agoniza perifericamente suas agruras capital.
 Crédito Foto: Airton Amaral





quarta-feira, 1 de abril de 2015

A Irracionalidade Condena Ato Sexual a Morte Fatal


Causa estranhamento ver nos dias atuais cenas da barbárie humana, que por conta de um casal ter sido acusado de fazer sexo antes do casamento ser apedrejado e executado em plena praça pública em Mosul, cidade iraquiana.

Você pode até tentar explicar que faz parte da cultura de tal povo, mas eu não aceito certas atitudes anti-humanas. Talvez por isso algumas vezes escuto alguém falar que “bandido bom é bandido morto” e, isso me incomoda, pois na etimologia da palavra bandido não existe a distinção capital, entretanto, quando o bandido é da classe operária não existe perdão para alguns que se dizem cristãos.

O Estado tanto Brasileiro quanto o Iraquiano precisam investir em Educação para que as atitudes humanas sejam pautadas nos escaninhos da racionalidade.
Crédito Foto: reprodução/Daily Mail  –  R7