sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pensar - Categoria Necessária no Agir Social


O pensar, que deveria ser ensinado nas escolas públicas, desde o ensino fundamental I para promover o desenvolvimento humano e fortalecer as potencialidades reflexivas dialéticas nas relações cotidianas, exceto à raríssimas exceções, está limitado apenas ao ensino médio quando já se cristalizou parte dos conceitos apriori sem criticidade no agir social.

Assim, como no Estado Islâmico que retira da grade educacional as disciplinas de Filosofia e Química, por não estar dentro dos conceitos e nem se “adaptarem às leis de Deus”, parece-me que dentro do senso comum, que habita significativa base da sociedade brasileira, a Filosofia também é vista como subversiva porque imprime aos seres pensantes o questionar frequente nas relações dialógicas do cotidiano.

Quando entrei na Universidade, para cursar Filosofia, muitos me desanimaram com retórica do capital e alguns até ignoraram meu contentamento de sentir-me Universitário. Isso aconteceu nos idos anos de 1988, quando ainda estava presente no agir social alguns resquícios militarizados e a difícil arte de adaptar-se à nova ordem social.

Porém, depois de anos luz de estrada, percebo que o pensar muito pouco evoluiu nas voláteis mentes mecanizadas e oprimidas pelo capital que buscam incessantemente a praticidade eficiente no fazer da “santa e cega obediência” sem a percepção necessária das habilidades transformadoras nas hierarquias sociais determinantes de tal estagnação.

Um comentário:

  1. Eram tempos em que o imperativo tecnicista vigorava como resquício das ilusões alimentadas pelo Milagre Econômico.
    O novo é concebido em momento por vezes não percebido e diferentemente do ciclo biológico animal, sua gestação obedece a intervalos irregulares, O rebento vem à luz em momento inesperado e, portanto, imprevisível. Parido,ilumina as ideias e os sentimentos em seu redor. Em tempos obscuros pode acontecer natimorto ou ceifado pelos Herodes que dominam em reinados de medo e desesperança.

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