segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Na COEE-Ce, Rumo à CONAE 2014


Aos poucos a população vai se acostumando com a disseminação da Democracia nas frequentes vivencias das diversas Conferências hoje existentes. Nos dias 17, 18 e 19 último, vivenciamos juntamente com todos os participantes do Estado, a II Conferência Estadual de Educação – COEE- Ce no Centro de Eventos. Mais um fórum de amplas discussões sobre Educação, visando a implantação do novo Plano Nacional de Educação – PNL. A CONAE 2010 deu grande contribuição na elaboração do PNL, que infelizmente, ainda não foi aprovado pelo Senado Federal, mas já é vitorioso pela aprovação dos 10% do PIB para a Educação pela Câmara Maior, restando ainda, esclarecer e definir que se destina à Educação Pública.

A professora Francisca Sirone Alcência Freire, coordenadora do Fórum Estadual de Educação, fez a abertura da Conferência nas presenças da Secretária estadual de Educação, Izolda Cela, dos professores Arlindo Cavalcanti Queiroz, diretor de programa da Secretaria Executiva Adjunta do MEC e Daniel Cara, além do Conselheiro Edgar Linhares e algumas autoridades da área e parlamentares defensores da educação. Com auditório lotado, tem-se início as perspectivas de uma Educação Pública de Qualidade Social e Isonômica.

O processo das discussões aconteceu nos sete Eixos Temáticos com participação dos mais diversos setores da sociedade defensora da educação. Pessoas que passaram pelas etapas das Conferências Municipais e se habilitaram Delegados com direito a voz e voto na Conferência Estadual. Este processo de discussões é vital para o amadurecimento das práticas pedagógicas e democráticas nos espaços escolares. Entretanto, lamentamos por demais, o tempo exíguo destinado às discussões que são de grande relevância para aprimorar a Educação que defendemos no Brasil Democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário