quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Curso de Filosofia Positiva

O objetivo do Curso de filosofia Positiva é expor um sistema capaz de explicar o desenvolvimento do saber humano de leis e regras lógicas.

Para Comte, a humanidade evolui em três fases: o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo.

O caráter fundamental da filosofia positiva é tomar todos os fenômenos como sujeitos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta precisa e cuja redução ao menor número possível constituem o objetivo desta filosofia.

Historicamente, a evolução do pensamento desde Aristóteles até o presente momento deu-se através das fases teológica, metafísica e positiva. O grande desafio hoje é sistematizar e gerenciar a grande diversidade de especulações das ciências, químicas e sociais. Para superar tal desafio, Comte propõe que se considere ciência fundamental em suas relações com o sistema positivo inteiro proposto neste livro.

As vantagens de tal sistema são as seguintes: fornece o único e verdadeiro meio racional de por em evidência as leis lógicas; é perceptível que há uma necessidade de observar diretamente todos os fenômenos; produzir o estabelecimento da filosofia definida neste discurso para presidir à reforma geral de nosso sistema de educação; proporcionar bases sólidas para a reorganização social.

Ao determinar como finalidade positiva resumir num só corpo de doutrina homogênea, o conjunto de conhecimentos adquiridos, relativos às diferentes ordens de fenômenos naturais, estava longe do pensamento de Comte, querer proceder ao estudo geral desses fenômenos, considerando-os como efeitos diversos dum princípio único.

Bibliografia:

Curso de Filosofia Positiva - Auguste Comte - traduzido por José Artur Gianotti - Ed. Victor Civita – Abril Cultural – São Paulo-SP, 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário