terça-feira, 21 de novembro de 2023

Eu na COEE_2023, Rumo à CONAE_2024

Nos dias 17 e 18/11/2023 participei com alegria da Conferência Estadual Extraordinária da Educação – COEE_2023 defendendo a Educação Pública como motor da História dos/as Profissionais que fazem acontecer no chão da sala de aula a Educação do Estado do Ceará. E confesso que essa defesa já se faz presente na lide cotidiana do meu ser há muitos anos. Tive essa mesma postura quando participei da CONAE 2010 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.

É bem verdade que o tempo é na maioria das vezes nosso inimigo quando se busca fazer acontecer no universo das relações humanas, e aqui confesso, que entraves se fizeram presentes nas acontecências da COEE_2023, contudo, não posso deixar de relatar o esforço e dedicação das professoras Ciza Viana e Irenísia Oliveira enquanto coordenação do Fórum Estadual de Educação do Ceará - FEE, como também toda a brilhante equipe de sistematização pelo trabalho realizado que certamente teve o seu objetivo atingido.

Na tarde do primeiro dia a superação do Davi Valente fez uma movimentação positiva fazendo com que os participantes esquecessem o calor e a espera, “caindo”, como se diz popularmente, na “gandaia” e movimentou as saudades e os corpos daqueles que aceitaram o chamado para ocupar os espaço das alegrias. Apesar de muito tarde comprometendo o tempo, aconteceu a esclarecedora palestra do professor Heleno Araújo – presidente do Fórum Nacional de Educação – FNE.

No dia seguinte, 18/11/2023, foi a vez dos necessários debates distribuídos entre os sete Eixos que compõem a Conferência. Eu estive presente e propondo emendas para a apreciação da Plenária respeitando os trabalhos realizados em cada Município e a defesa da Educação Pública de Qualidade Social e Isonômica, mas parece que mexi com interesses de pessoas ou grupo organizado que propunha quase sempre a manutenção do Texto Referência/Base e num embate de ideia, parece que atingi o brio de algumas pessoas que desejam ser Zeus. Quando ia saindo para o almoço fui abordado, diga-se de passagem, por um professor no sentido de confirmar minha inscrição de delegado ou não. Isso me constrangeu e aqui deixo registrado o meu veemente REPÚDIO a esta ação policialesca, militarista e arbitrária acontecida. Comprometendo as características democráticas e inclusivas pós terra planista que tanto se propagam nestes dias de retomada da Jovem Democracia Brasileira.


FORMACE – Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação - Rua Porto Velho, 401 – João XXIII. Fortaleza, 19/11/23

 

Crédito Foto: Redes Virtuais amigas & Adufc

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário