sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Credibilidade de Interesses e as Pesquisas de Intenções


Existem coisas que devemos dedicar maior atenção durante um determinado processo onde interesses burgueses e capitais políticos estão em jogo. Vejamos o caso das pesquisas de intenções de voto em Fortaleza, onde institutos se posicionam diferentemente num curto espaço de tempo e trazem resultados tão divergentes.
Na quarta feira dia 26/09 o Jornal O Povo publicou uma pesquisa do Instituto DataFolha trazendo o candidato do PT, Elmano de Freitas em primeiro lugar com 24%, o segundo lugar estava o candidato do governador Roberto Cláudio com 19% e, o candidato Moroni Torgan em queda livre com 18%. No dia seguinte o grupo Edson Queiroz Verdes Mares e Diário do Nordeste publicam (hoje) outra pesquisa pelo Instituto Ibope trazendo resultados “invertidos”, ou seja, o candidato Roberto Cláudio agora aparece em primeiro lugar com 25% das intenções de votos, candidato Elmano de Freitas com 21% e o candidato Moroni com 19%. isso para representar apenas os três primeiros colocados.
Será que podemos acreditar piamente em resultados contraditórios em um curto espaço de tempo? Ponderações e serenidades são necessárias neste conflitante Imbróglio de interesses e posições políticas, onde as principais lideranças medem força e a população, mais uma vez refém de um jogo onde se quer participa como cidadão da polis, entretanto observa na arquibancada das ilusões a expectativa de vitória do “seu candidato?!”
Faz-se necessário rever o histórico dos interesses burgueses nos processos eleitorais de Fortaleza, onde a população revela sua irreverência juvenil e dita resultados absolutamente distintos das realidades propostas pelos institutos de pesquisas no processo de convencimento do eleitor. Não vou aqui relatar as inúmeras vezes dos erros cometidos pelos interesses burgueses de grupos políticos locais, mas vale relatar uma fala do senhor Ciro Ferreira Gomes em relação ao Ibope, quando então candidato a presidente da república. Segundo o senhor Ciro, o Instituto Ibope do senhor Montenegro não merece nenhuma credibilidade. Se Ciro fala, deve ter conhecimento de causa e como o povo cearense acredita na velha mídia que dá grande visibilidade ao que ele diz, devemos ficar atentos aos interesses vigentes do capital político de dominação.
O grande Raul Seixas dizia ser uma metamorfose ambulante e, como humano que sou, também me vejo neste processo dialético, onde o momento dita suas projeções, todavia fico alerta a resultados contraditórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário